No conto "Amor", de Clarice Lispector, após ver um cego mascando chicletes, a personagem passa por uma situação que, segundo o narrador, ela própria chama de "crise": "O que chamava de crise viera afinal. E sua marca era o prazer intenso com que olhava agora as coisas, sofrendo espantada.
O que simboliza a rede na vida de Ana? 3a. Frase: O sentimento bom que ela sentio pelo cego, a bondade, passar a ser algo ruim, o asco, o preconceito. Por isso, uma antítese.
Ana corria o risco de uma crise existencial na parte da tarde, quando ao entrar no bonde ela se depara com um cego mascando chicletes , isso a desestabiliza totalmente pois é como se a vida perfeita dela se destruísse e ela visse o que realmente é o mundo real, ver o cego faz com que a personagem perca o ponto de ...
Que fato ocorrido durante a viagem de bonde provoca uma crise em Ana, alterando-a profundamente? 4. A rotina do dia-a-dia, tão bem administrada por Ana, era como uma rede de proteção contra o inesperado da vida.
Assim, dentro desse novo contexto, a intimidade havia sido perdida. 10) O narrador quer dizer insistentemente com a repetição da frase “O mal estava feito” que a protagonista não ia mais conseguir se afastar daquilo que tanto havia evitado por anos: a vida em sua forma caótica, irracional, primitiva e intensa.
O que interrompe a fruição do jardim? Resposta: A lembrança de seus filhos, o que a faz se sentir culpada.
Clarice Lispector viveu quase duas décadas fora do Brasil e escreveu muitas cartas aos amigos e com olhar cosmopolita, fala nas correspondências sobre os absurdos do cotidiano, as agruras da condição humana e as banalidades da vida. Suas cartas foram reunidas na obra Todas as Cartas publicada em 2020.
A prosa intimista (ou prosa de sondagem psicológica) é um estilo literário em que as emoções e sentimentos do escritor e dos personagens da obra são refletidos na escrita. ... No Brasil, a escritora modernista que merece destaque na produção da prosa intimista é sem dúvida: Clarice Lispector (1920-1977).
a presença de narradores em primeira pessoa; a existência da epifania, espécie de revelação na qual a personagem reconhece alguma verdade sobre si ou sobre o mundo.
Seu inconfundível estilo intimista traz descrições psicológicas e epifanias. Clarice Lispector (1920-1977) foi uma importante escritora brasileira. Sua produção marcou a literatura do século XX e seu estilo intimista popularizou as narrativas psicológicas no Brasil.
Maury Gurgel Valente
10 de dezembro de 1920, Chechelnyk, Ucrânia
Perto do Coração Selvagem
Em 1949 Clarice Lispector publica A Cidade Sitiada. Começa a escrever contos, e em 1952 publica Alguns Contos. Viaja com seu marido aos Estados Unidos, onde nasce seu segundo filho, Paulo, em 1953.
Clarice Lispector nasceu em 10 de dezembro de 1920 em Chechelnyk, na Ucrânia. Sua família tinha origem judaica e emigraram para o Brasil em março de 1922, fixando-se na cidade de Maceió, Alagoas.