A principal norma vigente neste aspecto é a Lei nº 8.
Depois, de uma longa batalha entre a ideologia e a ciência, finalmente, a Lei de Biossegurança foi sancionada em 2005[6], sendo bastante minuciosa. É uma lei que autoriza a pesquisa com células-tronco embrionárias. ... A nova Lei de Biossegurança retirou essa obrigação para o caso de pesquisa.
No Brasil, por iniciativa do então Senador Dr. Marco Antônio Maciel, um projeto de Lei de Biossegurança foi submetido à aprovação do Congresso Nacional em 1989.
A ORIGEM DO CONCEITO - A lógica da construção do conceito de biossegurança, teve seu inicio na década de 70 na reunião de Asilomar na Califórnia, onde a comunidade científica iniciou a discussão sobre os impactos da engenharia genética na sociedade.
A biossegurança é uma área de conhecimento definida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como: “condição de segurança alcançada por um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e o meio ambiente” ...
As ações aplicadas pelas empresas nas comunidades que ficam ao seu redor devem ser obrigatoriamente supervisionadas por um órgão competente. A biossegurança atua também em lugares que se aplicam a tecnologia moderna, como por exemplo, laboratórios de analises, hospitais, indústrias e outros.
A biossegurança pode ser compreendida como um conjunto de normas e medidas que visa à proteção da população e dos profissionais de saúde. A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que busca minimizar os riscos inerentes a uma determinada atividade.
Biossegurança é um conjunto de medidas voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades em ambientes ocupacionais do campo da saúde e laboratorial, que podem comprometer a saúde do homem e causar danos ao meio ambiente.
A biossegurança em maquiagens serve como uma maneira de prevenção para a minimização de riscos para a pele, para o maquiador e para a o meio ambiente. ... Se a maquiagem usada estiver fora do prazo de validade, estiverem armazenadas de forma incorreta e expostas a bactérias o risco de infecção é grande.
As luvas devem ser utilizadas para prevenir a contaminação da pele, das mãos e antebraços com material biológico, durante a prestação de cuidados e na manipulação de instrumentos e superfícies. Deve ser usado um par de luvas exclusivo por usuário, descartando-o após o uso.
III - Quando utilizamos luz UV são necessários os equipamentos: óculos de proteção, jaleco, luvas e sapatos fechados. IV - Substâncias que são nocivas quando inaladas podem ser aliquotadas na bancada desde que o operador esteja adequadamente equipado com: máscara de proteção respiratória, jaleco e sapatos fechados.
Esses riscos ocorrem principalmente pelas seguintes causas: falta de organização do local de trabalho; uso incorreto de equipamentos ou substâncias; estocagem e transporte inadequados de produtos químicos; uso de vidrarias defeituosas; desconhecimento ou negligência das técnicas corretas de trabalho; trabalhos ...
Os agentes de risco são classificados em 5 tipos, confira a seguir: