A diferença entre a vaneira e o vanerão está na “velocidade” do ritmo, explica o historiador e instrutor de danças do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Beloni Bastos da Silva. ... O vanerão é mais acelerado e, tem ainda a vaneirinha, que é uma versão mais romântica”, afirma o instrutor de dança.
A origem da vanera remete ao ritmo cubano habanera ou havaneira em algumas traduções para o português, é um estilo musical criado em havana. A habanera foi a primeira música genuinamente afro-latino-americana, que foi levada de Cuba para salões europeus por volta do século XVII.
A Vanera caracteriza-se principalmente por movimentos de mais próximidade, curtos e rápidos. O que chamamos de “dançar mais coladinho”. Você gosta desse ritmo, mas ainda não aprendeu a dançar? Vem pra Arte Dança que você logo pega o jeito!
Etimologia. O termo "gafieira" surgiu pela primeira vez nas páginas do Jornal do Brasil, cunhado pelo cronista carnavalesco Picareta (Romeu Arede), a partir do galicismo gaffe, significando fiasco ou ato inoportuno.
Significado de Gafieira substantivo feminino Gír. Nome que se dá a um salão popular de dança. Originariamente a música tocada era a música popular urbana, predominantemente chorinhos, maxixes, polcas, valsas e sambas.
O forró surgiu em meados da década de 1930, popularizando-se por volta dos anos 1950 por todo o Brasil através do poeta, cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912 -1989), que convencionou o formato do trio de forró composto pelos instrumentos musicais sanfona, zabumba e triângulo.
No meio dos anos 90, o público universitário (principalmente da USP) frequentemente contratava para suas festas bandas de forró original, ou seja, zabumba, triângulo e sanfona - o forró pé-de-serra. Foi assim que nasceu o Forró Universitário.
Esse movimento nasceu em São Paulo e conquistou o coração da juventude mais moderna e antenada do Brasil. Formada por integrantes jovens, o Forró Universitário utiliza os instrumentos do pé-de-serra acrescidos de instrumentos como violão e o contrabaixo.
ORIGEM. O frevo surgiu no final do século XIX, no Carnaval, em um momento de transição e efervescência social no Brasil, como uma grande expressão cultural das classes populares.