Os autores Nonaka e Takeuchi apresentam um modelo de conversão do conhecimento denominado SECI, sigla originada das iniciais: socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento.
A espiral do conhecimento mostra como se dá a criação do conhecimento mediante a interação dinâmica entre conhecimento tácito e conhecimento explícito nos quatro quadrantes do conhecimento apresentados. ... Trata-se de um tipo de conhecimento muito pessoal e difícil de comunicar ou compartilhar com outras pessoas.
O conhecimento individual é aquele que se acha representado pela educação, experiência, habilidades e atitudes das pessoas que trabalham na empresa. Não é propriedade da companhia, pois, tem caráter subjetivo.
O conhecimento explícito, ou codificado, refere-se ao conhecimento transmissível em linguagem formal, sistemática, enquanto o conhecimento tácito possui uma qualidade pessoal, tornando-se mais difícil de ser formalizado e comunicado”.
Inferências são, portanto, a adição de informações que o leitor faz ao texto; são operações cognitivas que o leitor realiza para construir proposições novas a partir de informações que ele encontrou no texto. ... Este item avalia a habilidade de inferir o sentido de uma palavra.
Fato é o que acontece realmente. É o ato, a ação do momento. E inferência são as deduções que fazemos dos fatos. São as nossas conclusões.
Ao enviar a declaração à Receita Federal, é possível deduzir diversos gastos e diminuir o imposto a ser pago ou aumentar a restituição. ... Na base do imposto podem ser deduzidos gastos relacionados à educação, saúde, doações, pensão, previdência privada ou com dependentes.
Na prática, são os gastos feitos ao longo de 2020 que, se declarados, podem reduzir o quanto o contribuinte vai pagar de imposto – ou aumentar a restituição. Os gastos relacionados à saúde, educação, previdência privada e com dependentes fazem parte do grupo de despesas dedutíveis.