A Linha do Equador divide o globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul e Hemisfério Norte. A linha do Equador é uma linha imaginária responsável pela divisão do globo terrestre em dois hemisférios: Hemisfério Sul, também denominado meridional ou austral.
O paralelo principal, a linha do equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte, também chamado setentrional ou boreal, e o hemisfério Sul, também chamado meridional ou austral.
Verificado por especialistas Capitais meridionais são aquelas que estão mais localizadas ao Sul. ... Já as capitais setentrionais são as que se localizam na porção mais relativo ao Norte do país, ou seja, Rio Branco é a Capital mais setentrional dentre as citadas por estar mais localizada ao Norte.
Na meridional, ficavam Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro (na época, sede do Distrito Federal). A região Sul incluía os estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, além do território de Iguaçu.
Chuí é um município brasileiro do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. É a cidade mais meridional do país, a qual faz fronteira com a cidade do Chuy, no Uruguai.
O arroio Chuí é um pequeno curso de água localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, sendo conhecido por ser o ponto extremo sul do Brasil que fica na fronteira com o Uruguai.
Inabitados
Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é de 4.
Os pontos extremos do Brasil
monte Caburaí
Os pontos extremos do Brasil são as partes mas distantes entre si no território brasileiro. A distância entre o extremo norte brasileiro e o sul é de 4394km. Já a distância de leste a oeste é de 4319 km.
O ponto extremo Norte do país foi materializado pela Comissão de Fronteiras em 1 931 através de um marco circundado por uma laje de concreto e identificado como BBG/11-A, com inscrições alusivas que dão as coordenadas: latitude 5º 12' 19'' 60 Norte e longitude 60º 12' 43'' 29 Oeste de Greenwich e altitude de 1 456 ...
Diferentemente do que quase todo mundo pensa, o Brasil não vai do Oiapoque ao Chuí – mas do Caburaí, no estado de Roraima, ao Chuí, no Rio Grande do Sul. O verdadeiro extremo norte fica na divisa entre o Brasil e a Guiana, no alto do monte Caburaí (1 456 metros).
Pontos extremos são locais que estão no limite de determinado território, delimitando-o. Partindo de uma parte central de determinado local, os pontos extremos são os pontos mais longínquos desse centro. Logo, esses pontos costumam marcar fronteiras entre cidades, estados e países.
O Monte Caburaí localiza-se no município de Uiramutã, está na fronteira com a República Cooperativista da Guiana, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima, situando-se a cerca de 80km do mesmo.
O Monte Caburaí, com 1 465 metros de altitude, localiza-se na serra do Caburaí, em Roraima, e consiste na borda de um imenso planalto com mais de mil metros de altitude, que delimita a fronteira norte do Brasil com a Guiana, situado no município de Uiramatuã, dentro do Parque Nacional do Monte Roraima.
O Arroio Chuí é um pequeno curso d'água localizado na fronteira entre o Brasil e o Uruguai, sendo conhecido por ser o ponto extremo sul do Brasil.
O Estado do Acre é o mais ocidental do país. Aqui está a extremidade oeste do Brasil com a nascente do Rio Moa na Serra Contamana na fronteira com o Peru. O Acre é um dos Estados menos populosos do país. A única grande cidade é a capital Rio Branco e uma outra cidade importante é Cruzeiro do Sul.
TJAC presta mais de 5 mil atendimentos em cidade isolada do Acre. A cidade, situada na confluência dos rios Tarauacá e Jordão, é uma das mais isoladas do país permitindo acesso somente fluvial e aéreo.
4.
Os marcos naturais que identificam os pontos extremos do território brasileiro são: a nascente do Rio Ailã, o Arroio Chuí, a nascente do Rio Moa e a Ponta do Seixas. Norte: temos como marco natural a nascente do Rio Ailã, que nasce no monte Caburaí, localizado no município de Uiramutã no estado de Roraima.
Esta é uma questão que depende do contexto, de modo que tanto ponto extremo norte - o Oiapoque - quanto o ponto extremo sul,o Chuí, são mais fáceis ou mais difíceis a depender do ponto de referência, do mesmo modo como os pontos extremos leste - Ponta do Seixas - como o ponto extremo oeste - a nascente do Rio Moá.
Resposta: Na extensão longitudinal, os pontos extremos do Brasil localizam-se a oeste, no Acre, na Serra da Contamana, na nascente do Rio Moa; e a leste, na Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba. A distância entre esses pontos extremos de leste a oeste é de 4.