Um sistema de lubrificação visa garantir uma operação livre de falhas mecânicas e prolongar a vida útil de partes e peças de uma máquina ou processo produtivo. ... Neste sentido, utilizamos lubrificantes para reduzir o atrito e a temperatura de partes móveis em máquinas e equipamentos.
Quando o sistema de lubrificação funciona bem, o veículo opera dentro da faixa ideal de temperatura, com o consumo adequado de combustível e preservação das peças. Já na situação inversa, o motor opera em sobrecarga, lidando com calor extremo e atrito, que acabam acelerando o desgaste dos componentes internos.
São sinais facilmente identificáveis. O primeiro sinal é quando o painel de luz acende. Quando isso acontece, é muito provável que o problema esteja na bomba de óleo. Além da luz do painel acesa, o motor do carro também começa a fazer um barulho de “batimento”.
O sensor de pressão de óleo monitora a pressão do óleo, fica localizada na maioria das vezes perto da bomba de óleo ou filtro.
Responsável pela medição da pressão no sistema de lubrificação do motor, o sensor de pressão de óleo tem a função de proteger o motor, já que uma pressão indevida, alta ou baixa, pode causar danos ao equipamento.
Se o óleo colocado no motor ultrapassar a capacidade máxima do sistema de lubrificação, poderá haver aumento de pressão no cárter, vazamentos, ruptura de bielas, acúmulo de sujeira nas velas e válvulas, danificando o catalisador (peça cara) no sistema de descarga do veículo. ...
Idealmente, o nível de óleo deve ficar na altura da linha superior ou perto dela, embora qualquer nível acima da linha inferior sirva. Se o nível de óleo estiver próximo ou abaixo da marca mínima, trate de completar o óleo imediatamente. Se o nível estiver médio, você pode ou não completar o nível do óleo de motor.
Deve haver duas pequenas marcas na ponta da vareta, uma correspondente ao nível máximo de óleo, e a outra, ao nível mínimo. A marcação do nível mínimo é a mais próxima da ponta. Em um carro com a quantidade correta de óleo, cujo motor está frio, o nível na vareta deve estar na metade da distância entre as duas marcas.
Trata-se de uma manutenção preventiva fundamental para a lubrificação, o funcionamento e a durabilidade do motor. Mesmo um leigo em mecânica pode verificar o nível de óleo do carro. A checagem deve ser feita com o motor frio. Por isso, recomenda-se que a verificação seja feita pela manhã, antes de ligar o carro.
More videos on YouTube
Posso completar o óleo com motor quente? ... Com o motor quente, é muito arriscado, pois existe o choque térmico entre o óleo quente e o óleo frio, podendo até trincar o motor.
Podemos completar o nível com óleo de outra marca? Não há problema, desde que eles sejam de mesma especificação, mas não vale misturar mineral com sintético. Polati explica que os lubrificantes de mesma especificação de desempenho e viscosidade devem obrigatoriamente ser compatíveis.
Ao se misturar óleo de base diferente (mineral, sintético, ou semi – sintético ) e de marcas também diferentes, pode ocorrer uma incompatibilidade química e ter diversas reações. ... Torna-se inviável e totalmente desaconselhável fazer qualquer tipo de mistura nem de viscosidades, nem de API, bases mineral ou sintéticas.
Quanto maior for a numeração na embalagem, maior a viscosidade do óleo. ... O óleo 5W-30 é mais fluido que o 10W-30 sob temperatura ambiente. Entretanto, ambos apresentam a mesma viscosidade – 30 – quando o motor está quente.