O reflexo glabelar ou reflexo nasopalpebral consiste no fechamento ocular que ocorre ao bater suavemente com um martelo na glabela.
Um destes reflexos é o de moro, também conhecido como reflexo do sobressalto (o bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas e abre os braços) e é uma resposta biológica a estímulos novos no ambiente da criança. O reflexo mostra que o sistema nervoso do bebê está se desenvolvendo adequadamente.
então estas dicas vão te ajudar a minimizar os efeitos desse reflexo:
Os reflexos primitivos são respostas automáticas e estereotipadas a um determinado estímulo externo. Estão presentes ao nascimento mas devem ser inibidos ao longo dos primeiros meses, quando surgem os reflexos posturais. ... De modo geral, a sucção reflexa e a marcha reflexa desaparecem por volta dos dois meses de vida.
Rede de comando do corpo O sistema nervoso, também chamado de sistema neural, é responsável por controlar as ações voluntárias (correr, falar, andar, etc.) e involuntárias (respiração, digestão, batimentos cardíacos, etc.) que o corpo realiza. De modo geral, ele representa a rede de comunicações do organismo.
O sistema nervoso está relacionado com a captação, interpretação e resposta a estímulos. Pode ser dividido em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. O sistema nervoso é o sistema responsável por captar, processar e gerar respostas diante dos estímulos aos quais somos submetidos.
O encéfalo e a medula espinhal são conhecidos como sistema nervoso central e têm a função de coordenação nervosa. ... Sistema nervoso central, composto pelo encéfalo (cérebro, cerebelo e bulbo), que fica protegido pela caixa craniana, e pela medula espinhal, que é um prolongamento do encéfalo; Órgãos do sistema urinário.
Confira as principais partes do encéfalo e suas funções: → Cérebro: é a maior e mais desenvolvida porção do encéfalo e está relacionado com atividades importantes do corpo, tais como a interpretação dos sentidos, memória, raciocínio, controle dos músculos esqueléticos, pensamento e fala.
Definido como o principal órgão do sistema nervoso, ele é dividido em três partes: Córtex: essa é a parte externa, conhecida popularmente por massa cinzenta. Essa região é responsável pela competência de pensar e interpretar o que é enviado pelos cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato).
-Mesencéfalo- Conhecido também como encéfalo médio, essa região é relacionada à postura corporal, atividade motora, movimentos de busca dos olhos, entre outras funções. -Cerebelo- O cerebelo é uma região originada do metencéfalo e localizada na fossa craniana posterior.
O tronco cerebral encontra-se embaixo do cérebro, na frente do cerebelo. Ele liga o cérebro à medula espinhal e controla funções involuntárias como respiração, digestão, ritmo cardíaco e pressão arterial.
Se localiza abaixo do cérebro. Coordena, com o cérebro, os movimentos do corpo. É responsável pelo equilíbrio do corpo, pois está ligado a alguns canais da orelha interna.
Para a maioria das pessoas, o hemisfério esquerdo do cérebro controla as funções verbais incluindo a linguagem, pensamento e a memória de palavras.
No bulbo cerebral está localizado o centro respiratório, que é responsável por controlar essa função vital do nosso corpo. Ao perceber que o nível de oxigênio está baixo, ocorre o envio de estímulos para os músculos intercostais e para o diafragma, para que o movimento respiratório aconteça.
A respiração é controlada pelo sistema nervoso autônomo ou neurovegetativo, através um centro nervoso localizado na região do bulbo (tronco cerebral). Desse centro partem os nervos responsáveis pela contração dos músculos respiratórios (diafragma e músculos intercostais).
O trabalho da respiração é realizado pelo diafragma, pelos músculos entre as costelas (músculos intercostais), pelos músculos do pescoço e pelos músculos abdominais.
O processo de respiração pulmonar só é possível graças a dois movimentos respiratórios: a inspiração, que garante a entrada do ar, e a expiração, que permite a saída do ar. Na inspiração, o músculo do diafragma desce e os músculos intercostais contraem-se.