O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), elaborado por Folstein et al9 (1975), é um dos testes mais empregados e mais estudados em todo o mundo. Usado isoladamente ou incorporado a instrumentos mais amplos, permite a avaliação da função cognitiva e rastreamento de quadros demenciais.
O exame do estado mental avalia os diferentes parâmetros da função cognitiva. Inicialmente, o examinador deve constatar que o paciente está atento — p. ex., avaliando seu nível de atenção enquanto a história está sendo tomada ou solicitando que ele repita 3 palavras imediatamente.
Conforme descrito do artigo 7º, da resolução do CFM 1.
Avaliação cardiológica com ECG (eletrocardiograma) e Raio X de tórax com laudos; Avaliação neurológica; Avaliação oftalmológica; Avaliação infectológica; e Avaliação psiquiátrica. Após a análise dos laudos comprobatórios, poderá ser emitido o atestado de sanidade e capacidade física e mental do candidato.
O atestado de sanidade física e mental podem ser emitadas por qualquer medico, seja ele um clino geral ou algum especialista, o certo deveria ser que o atestado de sanidade mental fosse dado apenas pelo psiquiatra.
Atestado de Sanidade Mental e Física é um documento que certifica que o candidato possui condições mentais, psicológicas e físicas para assumir o cargo, deve ser expedido por médico psiquiatra e/ou clínico geral. Fica a critério do candidato a escolha do profissional.
Como o nome sugere, esse documento é importante para atestar que o paciente está fisicamente apto para realizar determinadas atividades de forma segura. Além disso, o atestado costuma ser solicitado em ocasiões específicas, como para a participação de provas físicas exigidas em alguns concursos públicos.
Como identificar um atestado falso