O descanso durante o puerpério ou nos primeiros dias após o parto é crucial, pois o sangramento pode retornar. Mesmo que não haja problemas de saúde ou complicações pós-parto, este tipo de (leve) sangramento é um sinal de que o corpo precisa descansar mais.
Isso porque a menstruação, de fato, é caracterizada pela descamação das paredes internas do útero (o endométrio) quando não há fecundação. E é apenas entre dois e oito meses após o parto que ela costuma voltar, mas isso depende muito de cada caso.
O sangramento pós-parto é natural em todas as mulheres que acabam de ganhar bebê, pois o seu útero esta no processo de volta ao tamanho normal. Durante esse processo o útero expele todo o sangue que revestia o útero durante a gestação e em média dura de 3 a 6 semanas, dependendo de cada mulher.
No entanto, caso a mulher não amamente, a menstruação, normalmente, vem nos primeiros 3 meses após o parto e é normal que o ciclo menstrual, inicialmente, seja irregular porque ainda existem alterações hormonais.
O período de gestação de uma gata é de cerca de 2 meses (em média 63-67 dias, podendo ir de 52 a 74 dias). Normalmente, gato sangrando antes do parto pode ser indicativo de aborto espontâneo, e ele pode acontecer em qualquer gestação, por mais saudável que ela seja, e em qualquer uma das fases da gestação do animal.
Fique atento!
Os sinais de que a cicatrização não está indo bem são sangramento, secreção amarelada, inchaço com calor local e vermelhidão excessiva. Se você notar algum deles, já pode ir ao médico para que ele avalie.
Nos casos de cesariana é aconselhável uma revisão 10 dias após a retirada dos pontos (que é feita uma semana após a intervenção). 11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais.
No caso da cesárea, a sensação de inchaço costuma ser ainda mais frequente, já que a recuperação é um pouco mais lenta e o tempo de repouso é maior. Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.
Contração do útero: Já nas primeiras horas após o parto, o útero começa a voltar ao tamanho normal. A contração é acelerada pela amamentação – o que é positivo – e pode ser acompanhada por cólicas e pequenos sangramentos. Em caso de sangramento exagerado, consulte um médico.