Os principais sintomas são dor e edema no joelho. Pode ocorrer apenas edema pós esforços com dor leve, somente dor sem edema, e em alguns casos, pode não causar sintomas. A queixa do joelho inchar após atividades físicas com dor leve é frequente. Podem ocorrer também estalidos e crepitações.
Lesões de cartilagem podem ser tratadas com curetagem e estimulação medular, nas lesões menores, ou enxertos osteocondrais nas lesões maiores. Lesões muito graves, antigas (artrose), ou que acometem toda a articulação, podem ser indicações de artrodese do tornozelo.
As fissuras em cartilagem significam uma lesão em fenda, que ocorrem geralmente na patela. São de tratamento conservador (não cirúrgico ) na maioria dos casos!
qual tratamento para fissura no menisco medial? Via de regra as primeiras 2 lesões são de tratamento conservador, ou seja, não exigem cirurgia, mas sim um controle analgésico, crioterapia (gelo) e por vezes fisioterapia. O 3º tipo pode até ser tratado de forma conservadora a depender da idade e da demanda do paciente.
As fraturas do punho consolidam em média após seis semanas (45 dias). Nesse período o paciente permanece imobilizado quatro semanas com gesso acima do cotovelo e mais duas semanas com uma luva gessada (cotovelo livre).
As fraturas são danos onde os ossos se parte, são rachados ou sofrem algum dano em seu corpo ósseo. As fraturas são recuperadas através da formação de calos ósseos, nesses calos a matriz óssea é mais uma vez refeita e as duas partes que estavam separadas se unem novamente.
Para que serve a bota ortopédica? Trata-se de um dispositivo que, dependendo do modelo, tem a função de imobilizar pés, tornozelos e panturrilha, durante o tratamento de algum tipo de fratura, lesão, luxação ou após a retirada do gesso. Vale ressaltar que seu uso é recomendado para lesões menos severas.
Quando o osso quebra, ocorre um vazamento de sangue tanto dessa peça do esqueleto como do tecido ao redor, formando um hematoma. Esse sangue traz substâncias inflamatórias que estimulam as células que trabalharão na regeneração óssea.
Três tipos de Células Ósseas irão participar diretamente da regeneração. As células maiores e cheias de núcleos são chamadas de osteoclastos. Elas são responsáveis pela reabsorção do tecido ósseo destruído pelo trauma. Os osteoblastos são menores e contem um só núcleo.
A cicatrização de um osso depende de vários fatores, tais como o tipo do osso fraturado, local onde ele foi lesionado, além, é claro, da idade do paciente. Além desses fatores, a cicatrização perfeita ocorrerá apenas se houver a aproximação precisa das extremidades do osso que sofreu a lesão.