O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um processo de melhoria que apresenta 8 etapas, sendo que cada uma delas contribui para a identificação dos problemas e a elaboração de ações corretivas e preventivas para eliminá-los ou minimizá-los.
O MASP (Método de Análise e Solução de Problemas) é um método gerencial utilizado tanto na manutenção, como também na melhoria das ações. O PDCA é um método de gestão que visa controlar e gerar resultados precisos nas atividades das organizações.
O que é o MASP? MASP é a abreviação de Método de Análise e Solução de Problemas que utiliza o ciclo PDCA através de oito etapas. O objetivo desta ferramenta de qualidade é resolver problemas complexos relacionados a serviços, produtos ou processos dentro da empresa.
As quatro etapas do PDCA são:
O Ciclo PDCA — também chamado de Ciclo de Deming ou Ciclo de Shewhart — é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
Significado de PDCA: Seu foco é a solução de problemas seguindo as quatro fases indicadas pelas letras (Plan, Do, Check e Act = Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Por ser uma ferramenta de uso cíclico, ela também promove a melhoria contínua dos processos.
Como funciona cada uma das etapas?
Por isso, dizemos que PDCA significado poderia bem ser entendido como melhoria contínua porque parte da premissa que para resolver um problema é preciso entender aquele problema, avaliar a situação atual e definir ações que devem ser executadas.
O PDCA é uma ferramenta de gestão que visa priorizar o planejamento e avaliação criteriosa dos processos, para então chegar a conclusões e executar ações de melhoria.
O PDCA busca a melhoria contínua e, por consequência, a qualidade máxima de todos os projetos e operações da empresa (bem como produtos e serviços). O mais importante de tudo é que, justamente por ser um ciclo, sua aplicação não se encerra e a cada utilização melhores serão os processos de sua empresa.
O sexto dos 8 passos para desenvolver a melhoria contínua é o de criar facilidades para implementação de melhorias, em suma: desburocratize. Crie um processo rápido, mantendo-o o mais simples possível.
A melhoria contínua é essencial para sustentar e aumentar o sucesso de uma empresa. Em especial por meio da redução de desperdícios, sejam eles em termos financeiros, tempo, ou até mesmo processos extensos e desnecessários. ... Continue a leitura e veja como amplificar a performance do seu negócio!
A identificação de oportunidades de melhoria deve ser utilizada como uma forma de apresentar ao cliente possíveis pontos de otimização ou reengenharia de processos que podem ser explorados em uma elaboração de proposta de melhoria. ... Durante a identificação dos problemas, analisar efetividade e eficiência do processo.
Dez dicas para implantar melhoria contínua em sua empresa
More videos on YouTube
Conheça 6 dicas para melhorar o ambiente de trabalho
Com a melhoria contínua você podem alcançar excelentes resultados para a sua empresa. É possível, por exemplo, aumentar o fluxo de vendas e, ao mesmo tempo, diminuir os custos de produção. Tudo vai depender dos tipos de ferramenta que você irá utilizar e a maneira como irá aplica-as.
5 ferramentas de melhoria contínua: hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje
O MASP utiliza o PDCA como ferramenta para a solução de problemas. O MASP e o PDCA são ferramentas eficazes utilizadas por muitas empresas, que em conjunto, atuam na causa dos problemas e melhoram a efetividade dos processos organizacionais.
As sete ferramentas da qualidade são: