Os peixes são encontrados nos mais variados ambientes aquáticos e caracterizam-se por ser o grupo mais numeroso e diversificado nos vertebrados. Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.
Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.
Cordados
condrictes
Verificado por especialistas. 1) A pele dos peixes é cercada de muco que permite que eles delizem e nadem melhor na água. Esse muco que faz a pele ficar escorregadia.
Os peixes são animais aquáticos que apresentam sistema digestório completo, respiração branquial e circulação simples e completa. Os peixes, como todos nós sabemos, são animais que vivem apenas em ambientes aquáticos, tais como rios, lagos e mares.
A faixa ideal de temperatura da água para o desenvolvimento adequado dos peixes de águas tropicais encontra-se entre 20°C e 28°C, com consumo máximo de alimentos ocorrendo entre 24°C e 28°C.
Alguns deles dormem apoiados no chão ou em alguma rocha, enquanto outros apenas nadam mais devagar. Os tubarões e poucas espécies de atum, por exemplo, nunca param de nadar. Isso acontece porque eles correriam o risco de afundar e morressem afogados, já que o nado também faz parte de seu sistema natural de respiração.
Na verdade, eles não dormem. Pelo menos não como a gente. Para os peixes, não existe um período longo de descanso dedicado ao sono. ... Isso rola porque dormir é um fenômeno ligado ao nível de metabolismo do animal.
Assim como qualquer outro animal aquático, peixes gastam bastante energia, pois precisam ficar o tempo inteiro usando suas nadadeiras e, por isso, ficam cansados, cedo ou tarde. No entanto, os peixes, em geral, não ”desligam-se” totalmente nem precisam apoiar-se sobre qualquer superfície para descansar.
12 animais que não dormem
coala
4 – Como os tubarões precisam se manter em movimento para que o oxigênio passe por suas guelras, alguns cientistas acreditam que essas feras sejam capazes de pôr o cérebro para dormir e, mesmo assim, continuar nadando. ... Assim, a água flui pelas guelras sem demandar esforço.
Jaguatirica, gato-do-mato, onça pintada, lobo-guará, entre outros. O escorpião, texugo, vaga-lume, tarântula, rato, toupeira, gambá, lobo, também são animais noturnos. E essa lista ainda é muito vasta. Cada tipo de animal tem suas próprias características, que lhes ajudam a sobreviver durante a noite.
O reino animal inclui os animais diurnos, crepusculares e noturnos. Enquanto os animais diurnos são aqueles que permanecem ativos durante o dia, os animais crepusculares são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer. Os animais noturnos são aqueles que ficam acordados e ativos durante a noite.
São considerados animais noturnos aqueles que se apresentam ativos durante a noite e que repousam durante o dia. Apesar de a luz do dia conferir certa facilidade para os animais realizarem suas tarefas, o hábito noturno se torna vantajoso por uma série de fatores.
Dia: Camaleão, Galinha, Abelha. Noite: Morcego, Coruja, Gambá.
Jaguarundi. O jaguarundi é um dos poucos felinos com hábitos diurnos.
Felinos raros ao redor do mundo