A prática reflexiva deve estar baseada nas competências profissionais. É no momento da ação educativa que o educador expressa sua sabedoria por meio da transformação de seu conhecimento em prática. ... Em virtude destes fracassos ele se impulsiona em uma jornada do querer aprender para aprender a ensinar.
O aspecto central da teoria de Perrenoud é o conceito de competência. A competência é um conjunto de esquemas de percepção, pensamento, avaliação e ação, enquanto a habilidade é menos ampla e pode servir a várias competências. ...
As práticas reflexivas constituem pré-requisitos sobre os quais o docente universitário pode desenvolver determinadas competências para (re)pensar os componentes curriculares de uma disciplina, estimulando processos reflexivos nos alunos e nutrindo a disposição para (re)avaliar seus objetivos, os quais norteiam os ...
adjetivo Que age com reflexão; que se comporta com ponderação: presidente reflexiva. Serenidade; que medita antes de agir; que age com prudência e com serenidade. Que está absorvida pelos seus próprios pensamentos: aluna reflexiva. Ver também: reflexivo.
É o hábito de refletir sobre a nossa atuação no mundo — o que fazemos, como nos relacionamos, a forma como reagimos a situações — e, nesse processo, tomar mais consciência de nós mesmos. Nesse sentido, é um ciclo contínuo de aprendizagem e de autodesenvolvimento.
Donald Alan Schön
O professor reflexivo tem consciência de sua realidade e busca técnicas e metodologias que se enquadrem nela para o seu desenvolvimento tanto profissional quanto cognitivo. A ideia de professor reflexivo reside na capacidade de investigar sua própria docência, ou seja, examinar o resultado do seu trabalho.
Falar de prática docente exige, portanto, que falemos de sujeitos que possuem um ofício (ARROYO, 2000), o saber de uma arte, a arte de ensinar, e que produzem e utilizam saberes próprios de seu ofício no seu trabalho cotidiano nas escolas.