A sífilis é uma doença sexualmente transmissível provocada pela bactéria Treponema pallidum. O sintoma mais comum da sífilis é uma úlcera indolor na região genital.
Outros sintomas que podem surgir são:
O que causa sífilis A sífilis tem como causa uma bactéria, a Treponema pallidum, transmitida por meio de relação sexual, seja ela vaginal, seja anal, seja oral. Outra forma de contágio é transmissão vertical: a sífilis é "passada" pela mãe ao bebê, durante a gestação ou o parto.
Sífilis com mais de 1 ano, terciária ou de tempo indeterminado: Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.
O tratamento para sífilis mais indicado pelos médicos é feito à base de penicilina, um antibiótico comprovadamente eficaz contra a bactéria causadora da doença. Uma única injeção de penicilina já é o bastante para impedir a progressão da sífilis, principalmente se ela for aplicada no primeiro ano após a infecção.
Azitromicina di-hidratada é indicada para o tratamento de infecções causadas por bactérias sensíveis à azitromicina, como sinusite, faringite, amigdalite e demais infecções do trato respiratório inferior (brônquios e pulmões) e superior (nariz, faringe, laringe e traqueia).