EQST

O Que O Incoterm FOB?

O que é o Incoterm FOB?

FOB é a sigla de Free on Board, neste incoterm o vendedor termina com as suas obrigações no momento em que a mercadoria passa pela a amurada do navio no porto de embarque que foi indicado anteriormente, a partir deste momento, é com o comprador todas as responsabilidades sobre perdas e possíveis danos.

Qual a diferença entre CIF é FOB?

Frete CIF: Cost, Insuranse and Freight, que querem dizer custo, seguro e frete. Em outras palavras, a responsabilidade do embarcador vai até a entrega das mercadorias em seu destino. Frete FOB: Free On Board. Na tradução literal quer dizer “livre a bordo”.

O que é valor FOB importação?

VMLE (valor FOB) Trata-se do Valor da Mercadoria no Local de Embarque. É o valor da mercadoria e outras despesas anteriores ao embarque.

Como calcular o valor FOB na importação?

Os principais dados que influem em como calcular o valor FOB são:

  1. peso do produto (e ainda o tamanho ocupado por ele);
  2. valor do produto;
  3. distância percorrida;
  4. modais do transporte;
  5. pedágios e tributos.

Como calcular o valor total da nota fiscal de importação?

I - O Valor Total da Nota Fiscal deve corresponder ao custo de importação da mercadoria (em regra, base de cálculo do ICMS prevista no artigo 37, inciso IV e § 6º, do RICMS/2000) e não ao custo da mercadoria.

Como calcular o valor do imposto de importação?

A base de cálculo é a soma do valor aduaneiro e do II, que deve ser multiplicada pela taxa do IPI. Por exemplo: o valor aduaneiro é de R$ 5.

Qual o fato gerador do imposto de exportação?

O imposto de exportação tem como fato gerador a saída da mercadoria do território aduaneiro (Decreto-lei nº 1.

Quais são os produtos sujeitos ao imposto de exportação?

Produtos sujeitos ao IE

  • Castanha de caju com casca;
  • Peles em bruto de bovino, ovinos, equídeo e outras peles em bruto;
  • Couro e peles curtidos de bovinos (incluídos os búfalos), depilados, mesmo divididos; mas não preparados de outra forma;
  • Cigarros contendo fumo (tabaco);
  • Armas e munições; suas partes e acessórios.

O que é imposto de importação e exportação?

Como seu próprio nome indica, trata-se de um imposto cobrado pela importação de produtos estrangeiros. Seu fato gerador (ação que gera a obrigação de pagá-lo) consiste na entrada do produto no território nacional.

O que são as tarifas aduaneiras?

As taxas aduaneiras são impostos cobrados sobre mercadorias importadas. As regras e taxas variam muito em todos os países, e geralmente também se diferenciam para cada tipo de produto. ... Muitas vezes, há isenções que permitem trazer certos bens e / ou mercadorias até um certo valor para um país sem ser cobrado imposto.

Como declarar imposto de importação?

O despacho de importação de mercadorias tributadas pelo regime de importação comum é realizado mediante a apresentação de declaração de importação, formulada no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), devendo ser satisfeitas todas as normas que regulamentam as importações.

Como fazer a declaração simplificada de importação?

Para fazer a importação simplificada, não precisa ter alguma habilitação específica, qualquer empresa, tendo CNPJ pode fazer importações simplificadas legalmente. O valor máximo de importação deve ser de 3 mil dólares por OPERAÇÃO, pondendo o importador executar várias operações por mês.

Quem faz a declaração de importação?

A LI, chamada Licença de Importação, é um documento eletrônico emitido por meio do Siscomex, o Sistema Integrado de Comércio Exterior.

Como preencher a declaração de bens e valores para concurso?

Para preencher a Declaração Anual de Bens e Valores, o servidor tem três opções: cadastrar novos dados, copiar os dados do ano anterior ou ainda importar informações do item “Bens e Direitos” da declaração feita à Receita Federal.

Como conseguir a declaração de bens?

O declarante, a seu critério, poderá entregar cópia da declaração anual de bens apresentada à Delegacia da Receita Federal na conformidade da legislação do Imposto sobre a Renda e proventos de qualquer natureza, com as necessárias atualizações, para suprir a exigência contida no caput e no § 2° deste artigo.