Os povos antigos se orientava pelas posições das estrelas. Para reconhecer facilmente o céu, eles imaginavam, a partir de certos grupos de estrelas, figuras no céu. Esse grupo de estrelas ocupam determinadas regiões da esfera celestes designadas por constelações.
Antigamente o homem se orientava pelas Estrelas, depois teve a bússola/rosa dos ventos. E hoje em dia se localiza por todas as maneiras citadas e pelo GPS.
O Sol foi o primeiro meio de orientação utilizado. Observou-se então que o Sol aparecia sempre no mesmo lugar (nascente). Perceberam também que o Sol se punha na direção contrária à do seu aparecimento (poente). Utilizavam essa orientação durante o dia e, durante a noite, as constelações.
A bússola é um dos mais antigos instrumentos ainda utilizados pelo homem. Não se sabe ao certo onde ela foi inventada, mas acredita-se que os chineses tenham sido os responsáveis. Ela funciona a partir da atração de seu ímã para com o sul magnético do planeta, que corresponde ao norte geográfico.
Resposta. Resposta: Esses diferentes sistemas possibilitaram ao homem um maior domínio do meio de onde vive, em que suas técnicas de localização permitiram o descobrimento e a navegação visando o descobrimento de novos territórios, a implantação de rotas comerciais, as estratégias de guerras, entre outras situações.
Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte. Atrás de você estará o Sul. Norte, Sul, Leste e Oeste são os pontos cardeais, que nos orientam.
Orientação pelo sol e os pontos cardeais Já o que se esconde é definido como Oeste, Ocidente ou Poente. Sabendo dessas informações podemos achar dois pontos cardeais, ou seja, o Norte e o Sul. A lua também pode ser usada como forma de orientação. Igualmente ao sol, nasce no leste e desaparece no oeste.