Dessa forma, as florestas, o solo, a energia solar, o movimento dos ventos, os animais, os vegetais, os minérios, a água e muitos outros são recursos naturais, pois a sociedade utiliza-os economicamente. Inicialmente, o ser humano mantinha uma relação de equilíbrio com a natureza.
Os recursos naturais têm um papel relevante no mercado mundial. Eles oferecem um valor tangível de presente e de futuro, são parte da “economia real”. No entanto, não podemos esquecer-nos de que a exploração de uma mina exige um alto investimento inicial, com horizontes de tempos longos e incertos para sua recuperação.
Importante fonte de renda, a mineração é um suporte financeiro e econômico para o país. No caso do Brasil, a atividade se torna grande protagonista nesse contexto, em função do potencial do solo nacional, caracterizado por seu diferencial e riqueza. A mineração é um dos setores básicos da economia brasileira.
Os recursos naturais são essenciais para a manutenção da vida, pois suprem as necessidades humanas. Encontrados na natureza, esses recursos podem ser ou não renováveis. Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida.
Recursos naturais renováveis são aqueles que se renovam em prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento. Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano.
São exemplos de fontes não renováveis de energia: petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear.
Assim, os diferentes tipos de energia podem ser produzidos por fontes de energias renováveis (solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.) e fontes de energia não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear). ... Solar, eólica, hidrelétrica, geotérmica, biomassa, etc.
A fonte de energia renovável é originária de fontes naturais que se regeneram (não se esgotam). Tais como: energia solar, energia eólica, energia hidráulica, biomassa, geotérmica e maremotriz. Ao contrário das não-renováveis, as fontes de energias renováveis causam menos poluição ao meio ambiente.
As fontes não renováveis são aquelas que se utilizam de recursos naturais que não se disponibilizam continuamente na natureza. ... Os principais exemplos de fontes de energia não renováveis são os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto betuminoso) e os combustíveis nucleares.
Poluidora é toda aquela que agride o meio ambiente, seja o solo ou contaminando a atmosfera. Não renovável é aquela que após utilizada não se reestabelecera a curto prazo. Os CFC's, que são são derivados de petróleo, como gasolina, óleo diesel, querosene e isopor. a queima deles libera substâncias poluidoras.
Essas máquinas térmicas usam como fonte de energia o calor obtido pela queima de combustíveis fósseis como gasolina, óleo diesel, álcool ou querosene de aviação.
Os combustíveis sólidos são originados da lenha, serragem, bagaço da cana-de-açúcar, hulha, turfa, entre outros. Essas substâncias devem passar por um processo de transformação até que fiquem em forma de um pó muito fino.