O ano-luz não é uma unidade de tempo como é comum se pensar, mas corresponde à distância percorrida pela luz em um ano, sendo, portanto, uma unidade de distância. ... Por isso, a unidade de distância utilizada em Astronomia é a Ano-luz.
(365 dias / 1 ano) = 9.
Para representar as distâncias, pode-se utilizar um barbante com o comprimento de 1.
A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento de um corpo em determinado tempo. Pode ser considerada a grandeza que mede o quão rápido um corpo se desloca.
Resposta. F) Por exemplo, para medir a distância entre planetas (por ser muito grande) utiliza-se uma unidade chamada Ano-luz (distância percorrida pela luz em um ano); Ano-luz = 9.
Os astrônomos medem o ângulo de paralaxe, medindo a posição de uma estrela de uma posição da Terra em sua órbita, e medir novamente seis meses depois, quando a Terra está do outro lado do Sol. Além disso, o astro está próximo sobre o ângulo de paralaxe é grande. Este ângulo dá-nos directamente a distância da estrela.
Um ano-luz é a distância percorrida pela luz em 1 ano, em torno de 10 trilhões de km. Note que o ano-luz é uma unidade de distância, e não de tempo. A estrela mais brilhante do céu noturno, Sírius, está a 8 anos-luz de distância, o que significa que quando enxergamos Sírius a vemos como era 8 anos atrás.
As estrelas variam em tamanho, sendo no mínimo 70 vezes a massa de Júpiter até supergigantes como Betelgeuse, na constelação de Orion, que tem um diâmetro aproximadamente 650 vezes maior do que o Sol – cerca de 0,9 bilhão de quilômetros.