Pode ser entendida como um artifício linguístico capaz de promover uma transferência de significado de um vocábulo para outro, através de comparação não claramente explícita. Veja alguns exemplos: Aquele rapaz é um “gato”. – A metáfora ocorre porque implicitamente o rapaz é comparado a um gato.
Metáfora é uma figura de linguagem que produz sentidos figurados por meio de comparações. ... Didaticamente, pode-se considerá-la uma comparação que não usa conectivo (por exemplo, "como"), mas que apresenta de forma literal uma equivalência que é apenas figurada. Meu coração é um balde despejado.
Uma das figuras de linguagem mais conhecidas, a metáfora é utilizada para fazer a comparação entre dois ou mais elementos sem utilizar termos que indiquem que uma comparação está sendo feita, deixando de forma implícita. Veja o exemplo abaixo: Carolina é um doce de pessoa.
A metonímia consiste em empregar um termo no lugar de outro, havendo entre ambos estreita afinidade ou relação de sentido. Observe os exemplos abaixo: 1 - Autor pela obra: Gosto de ler Machado de Assis.
Metonímia é figura de linguagem do grupo das figuras de palavras ou tropos, quando há o emprego do sentido figurado da palavra. Acontece metonímia quando há substituição lógica de uma palavra por outra semelhante, mas mantendo uma relação de proximidade entre o sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui.
Em outras palavras, a hipérbole é um recurso muito utilizado, inclusive na linguagem do dia a dia, a qual expressa uma ideia exagerada ou intensificada de algo ou alguém, por exemplo: "Estou morrendo de sede". ...
A metáfora é uma figura de linguagem que indica duas características semânticas comuns entre dois conceitos ou ideias. A metáfora é importantíssima na comunicação humana. ... A metonímia, também uma figura de palavra, está relacionada com uma relação de contiguidade/proximidade entre duas ideias ou conceitos.
20. Metáfora e metonímia
Entendemos por metáfora a palavra está sendo empregada fora de seu sentido concreto, real, literal. Trata-se de uma comparação implícita, subentendida no texto. Se caracteriza por comparar sem que sejam empregados termos comparativos.
A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. ... A metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual.
Os três chegaram mais ou menos ao mesmo tempo, mas de lados diferentes. Não se trata de uma parábola, muito menos de uma metáfora –que no fundo parecem ser a mesma coisa. ... Chamar a pátria de mãe, por exemplo, pode ser as duas coisas.
Comparação é uma figura de linguagem caracterizada pela analogia explícita entre termos de um enunciado, já que conta com a presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Isso já não acontece com a metáfora, que também realiza uma analogia, porém sem a presença desse tipo de conectivo.
Comparação: A comparação usa alguns termos de conexão para comparar características entre dois ou mais elementos. ... Já a metáfora é um tipo de comparação implícita, sem termo comparativo, estabelecendo uma relação de semelhança, usando termos com significados diferentes do habitual. Ex: A menina é um doce.
A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.
A sinestesia é uma figura de linguagem que consiste na união de termos que expressam diferentes percepções sensoriais. Observe as frases abaixo: - Sua voz soava docemente pelo salão principal.
A sinestesia é uma figura de linguagem que se caracteriza por fundir mais de um dos sentidos humanos....O que é sinestesia?
É o nome que se dá para a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o tato. Se já tiver acontecido de você ouvir um determinado som e pensar em alguma cor ou se você associar números a uma cor, por exemplo, significa que você também tem.
A SINESTESIA É UMA FIGURA DE LINGUAGEM QUE CONSISTE NA EXPLORAÇÃO DOS NOSSOS SENTIDOS (TATO,OLFATO,PALADAR,ETC...)
2 Como você já estudou, a sinestesia é uma figura de linguagem que consiste em aproximar sensações percebidas por diferentes órgãos dos sentidos humanos. Baudelaire explora com ênfase esse recurso.
Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida. Acredita-se apenas que ela tenha causa hereditária, seja mais comum em mulheres e em pessoas canhotas.
Tal como a metáfora ou a comparação por símile, são relacionadas entidades de universos distintos. Sinestesia, como figura de linguagem, é o cruzamento dos sentidos, a qualidade de um sentido atribuído a outro, expressão típica de uma determinada categoria de poetas.
Cinestesia, esse termo refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); Na PNL a palavra cinestesia é utilizada com uma outra acepção. ... Mas a tradução correta é "sinestesia", com o significado de "intropercepção", sentidos internos.
Falar sobre o efeito sinestésico das palavras significa fazer menção ao laborioso arranjo que um emissor (diante das intencionalidades a que se propõe) realiza com as palavras, o que significa, sobretudo, referir-se às figuras de linguagem propriamente ditas.
Sinestesia: é a mistura de sentidos ou sensações na frase, pelos órgaos dos sentidos. Exemplo: Que cheiro doce.