1º - Colocar o peixe sob água corrente, durante tempo suficiente, de forma a eliminar o sal superficial; 2º - Colocar o peixe dentro de um recipiente com água (2/3 de água e 1/3 de peixe), tapar e levar ao frigorífico; 3º - Trocar a água frequentemente (conforme se indica abaixo).
Modo de Preparo
Os peixes que são transformados em bacalhau O primeiro é o Cod Gadus Morhua, o Bacalhau do Atlântico Norte, o legítimo bacalhau; a seguir o Saithe, o Ling e o Zarbo, que também são peixes salgados e secos. O quinto peixe é o Cod Gadus Macrocephalus , o Bacalhau do Pacífico ou do Alaska.
Para conseguir o bacalhau salgado, salga-se o peixe nas caixas, sob pressão, durante vários meses. O objectivo é salgar muito o peixe e por outro lado secá-lo retirando uma grande quantidade de água. Esta técnica permite conservar o bacalhau muito tempo a uma temperatura ambiente.
Como fazer charque de peixe
Modo de Preparo
Para isso, coloque o bacalhau, seja ele em postas ou desfiado, dentro de uma vasilha embaixo de um fio de água corrente por 10 minutos. O processo de dessalgue deve continuar dentro da geladeira, mas não se preocupe, o peixe não exala cheiro quando está imerso em água gelada e ainda fica macio e consistente.
Se o peixe picado cru é mais salgado, então este problema não será difícil de consertar. É suficiente adicionar uma pequena quantidade de um ingrediente sem sal adequado à moída - cebola, cenoura, embebida em leite, pão ou batatas raladas.
Vamos tomar como exemplo uma feijoada. Se antes de estar pronta você perceber que está salgada demais, tire da panela seus ingredientes a exemplo de carnes, linguiças, bacon, charque, defumados, dentre outros, e lave em água corrente ou mesmo fervente por poucos minutos para retirar o excesso de sal.
O que nem todo mundo sabe é que o alimento também pode ajudar a tirar o excesso de sal de cozidos como o feijão. Basta colocar algumas gotas de limão, ferver bem com a panela com a panela tampada e experimentar.
Como tirar o excesso de sal do arroz?
Pegue uma peneira de média a grande, coloque seu arroz dentro e lave bem com água mineral fria, balançando para que o arroz solte. Isso porque a água mineral retira o amido que dá a consistência empapada e o movimento da peneira solta os grãos que estiverem grudados.
Se você esquecer de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um copo de água jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar. Sobrou arroz. Como aproveitá-lo?
Quando for servir arroz branco empratado ( termo que se usa quando o prato é feito e servido individualmente) coloque o arroz que for servir para uma única pessoa dentro de uma xícara de chá. Aperte bem até não caber mais. Coloque então o prato emborcado sobre a xícara e vire. Voilà!