As estruturas cristalinas mais comuns em metais são:
Na metalurgia, grão (do termo latino granu) é um cristal isolado na matéria em estado sólido. O tamanho do grão é um fator importante para avaliar as propriedades mecânicas de um material policristalino, em especial a dureza, a resistência à corrosão e o limite de escoamento.
Contornos de grão: contornos entre dois cristais sólidos da mesma fase. Contorno de macla: tipo especial de contorno de grão que separa duas regiões com uma simetria tipo ”espelho”.
Grão é uma porção do material onde o arranjo cristalino é idêntico, variando sua orientação (também chamado de cristal). Contorno de grão é a fronteira entre os grãos, ou seja, a região que separa dois ou mais cristais de orientação diferente.
Já o grão é a semente que o cereal produz. Fácil assim. Os cereais são um tipo de gramínea, uma família de plantas que reúne mais de 6 mil espécies em todo o planeta, como o trigo, a aveia e a cevada. Todos eles podem ser moídos e virar farinha, dando origem a outros alimentos, como o pão e a cerveja.
- Contorno de grão de baixo ângulo, ocorre quando a diferença de orientação é pequena. ... A energia dos contornos é função do ângulo formado de desalinhamento e apresenta maiores valores para os contornos de alto ângulo.
Lacuna (“vacancy”): ausência de um átomo em um ponto do reticulado cristalino. Podem ser formadas durante a solidificação ou como resultado de vibrações atômicas. Existe uma concentração de equilíbrio de lacunas. Auto-intersticial: é um átomo que ocupa um interstício da estrutura cristalina.