Como Funciona O Lanternim?

Como funciona o lanternim

O investimento em projetos de ventilação natural para galpões industriais deve levar em conta aspectos como que tipo de solução pode ser implementada e que elementos são necessários em relação a cada uma. A exemplo do Lanternim, dimensões, materiais de composição e tipo de telhado devem entrar nesta conta do que analisar.

O que é Lanternim industrial?

O fato de existirem aberturas para a renovação do ar pode levar alguém a pensar: “E quando chover? A água vai entrar pelo Lanternim dentro do galpão?” A resposta é não. Graças ao sistema de escoamento e cobertura interna, os lanternins são inteiramente estanques. Isso significa que não deixam que a água passe do lado de fora para dentro.

Neste sentido, o Grupo MB oferece diversas soluções. Todos os produtos e serviços ofertados são projetados visando gerar economia de energia e sustentabilidade.

Além desses benefícios, também é possível que a cumeeira do lanternim seja fabricada em policarbonato prismático ou alveolar, proporcionando, além da ventilação natural, a iluminação natural para o ambiente, trazendo uma economia na conta de energia elétrica ainda maior para a empresa.

Saiba mais sobre o Grupo MB

<b>Saiba mais sobre o Grupo MB</b>

Primeiro aspecto que você precisa considerar para escolher um Lanternim: dimensões do galpão. Essas medidas servirão de base para o cálculo das taxas de renovação de ar naquele ambiente. É por isso que o projeto e a instalação devem ser feitos por experts no assunto, de modo a garantir as funcionalidades e os benefícios do produto.

Mas os lanternins do Grupo MB não contam apenas com simples aberturas para saída do ar quente do ambiente fabril. Seu desenho aerodinâmico proporciona o efeito venturi, em que há aumento da velocidade do ar, criando uma zona de baixa pressão no lanternim e, consequentemente, maior eliminação do ar interno e constante renovação do ar no interior da edificação.

Possuímos certificação LEED pelo Green Building Council do Brasil, e buscamos garantir um elevado patamar de sustentabilidade e favorecer a cultura de eficiência e aproveitamento sustentável de recursos na indústria. Optando sempre por materiais de qualidade e durabilidade superiores.

Conheça os tipos de ventilação industrial desenvolvidos pela Engepoli

2 - Para ler algumas publicações da Embrapa (apenas as que estão em formato ePub), é necessário ter, no celular ou computador, um desses softwares gratuitos. Sistemas Android: Google Play Livros; IOS: iBooks; Windows e Linux: software Calibre.

Lanternins são especialmente eficientes em pavilhões altos em que há muita geração de calor por processo fabril e, eventualmente, poluição. Eles funcionam com base na diferença da densidade do ar ambiental ao ser aquecido.

Você também pode se interessar por...

Você também pode se interessar por...

Lanternim é uma estrutura metálica instalada nos telhados de galpões industriais na cumeeira, ou seja, ponto mais alto da edificação. O produto possui aberturas estratégicas para favorecer a ventilação natural nesses ambientes internos. Todos estes são requisitos fundamentais na configuração de um local de trabalho saudável e confortável.

Em caso de retrofit, uma prática altamente recomendada é a limpeza, no mínimo, anual do Lanternim, especialmente se ele for uma solução que também agrega iluminação natural. Ao instalar uma placa de policarbonato translúcido no topo do Lanternim, essa estrutura deverá ser higienizada com frequência para manter sua eficiência e evitar desgaste.

Para além do bem-estar dos trabalhadores, a instalação de lanternins na indústria é recomendada porque impacta de forma direta no consumo de eletricidade. Afinal, em um ambiente termicamente confortável, não há necessidade de recorrer ao uso de aparelhos climatizadores. Essas soluções são normalmente os grandes vilões das faturas de energia e também do meio ambiente.

Diferenciais do Sistema Exhaust

O Lanternim auxilia gestores a melhorar a ventilação natural de galpões industriais. O conforto térmico é imediato, refletindo inclusive na produtividade dos colaboradores. Em médio e longo prazo, os ganhos são com a economia considerável nos gastos de energia elétrica e aumento da lucratividade da empresa.

Explicando fisicamente, de forma resumida, estas medições têm como objetivo otimizar o funcionamento do Lanternim baseado nas diferenças de temperatura e densidade do ar, que compõem os efeitos Chaminé e Venturi.

O Lanternim é uma das soluções mais utilizadas nesse tipo de projeto, visando manter o ar em constante circulação. O funcionamento por vias naturais do deste produto — sem consumo de energia ou movimentação mecânica — é o que faz dessa instalação uma opção sustentável na busca por conforto térmico e eficiência energética nos galpões fabris.

O que é um Lanternim e para que serve?

Outra vantagem é que, ao impulsionar a circulação do ar, o Lanternim cumpre o papel de um eficiente exaustor. Sua estrutura ajuda a diluir contaminantes que ficariam concentrados no interior da fábrica caso o sistema de ventilação fosse outro.

Para conforto térmico, o lanternim do Grupo MB atua sob o chamado efeito chaminé. Ou seja, o ar ambiente, mais quente e, portanto, mais leve, devido aos processos no interior da construção, sobe até o ponto mais alto da edificação, onde encontrará as aberturas do lanternim e será eliminado através delas para a renovação do ar no ambiente.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso!

Sistema Exhaust - Solução em Lanternim industrial

Já o efeito Venturi é um fenômeno observado quando um fluido está em movimento por uma determinada seção transversal, como uma tubulação, por exemplo. Quanto menor a área da seção transversal, maior a velocidade do fluido que percorre por ele. Esse fenômeno maximiza a circulação de ar por meio de sua aplicação nas entradas e saídas dos lanternins. 

O Grupo MB oferece soluções inteligentes e customizadas em projetos industriais de iluminação e ventilação natural, nos mais diversos segmentos.

Quais as vantagens de usar lanternim nas indústrias?

Quais as vantagens de usar lanternim nas indústrias?

1 - Por padrão são exibidas publicações dos últimos 20 anos. Para encontrar publicações mais antigas, configure o filtro ano de publicação, colocando o ano a partir do qual você deseja encontrar publicações. O filtro está na coluna da esquerda na busca acima. 

A sustentabilidade, inclusive, é hoje um dos fatores de maior peso nos retrofits industriais. O equilíbrio na temperatura interna promovido pelo Lanternim se dá pelos efeitos Venturi e Chaminé, que explicaremos melhor adiante. Além disso, falaremos também sobre o que considerar ao escolher o produto e quais são os benefícios para a fábrica. Continue a leitura e entenda por que vale a pena o investimento.

Qual a função de uma chaminé?

Chaminé é um duto que faz comunicação entre dois meios. Geralmente são feitas em alvenaria, no telhado ou isoladas, elas podem capturar e transferir para outros meios as propriedades indesejáveis num meio ambiente , como os fumos e vapores de água de um forno, lareira, churrasqueira, fogão ou similar.

O que é uma chaminé ordinária?

segundo as regras civis não é licito encostar à parede divisória chaminé, causando infiltrações, prejudicando o vizinho. ... nenhuma indenização é devida e a chaminé indicada é tida como ordinária, assim não passível de demolição.

Como fazer uma chaminé de caixa de papelão?

Para fazer a estrutura, basta empilhar algumas caixas bem no meio da sua lareira e recortar pedaços de papelão na diagonal para dar o formato da chaminé.

O que fazer para a fumaça da lareira não voltar?

Para resolver este problema deve fazer uma extensão da chaminé e instalar uma coifa defletora ou uma ventoinha que vão ajudar a uma melhor extração do fumo.

Como fazer a garganta da lareira de canto?

Observe que o duto deve subir em torno de 1 metro e então fazer a curva de 45 graus. Nas casas térreas é necessário que a chaminé esteja pelo menos 40 centímetros acima do ponto mais alto do telhado (cumeeira). Se houver interferência como a presença de outras casas ou de árvores a chaminé deve ser mais alta.

Como construir lareira a lenha?

Caixa de fogo

  1. A altura da boca deve ter entre 67% a 75% da largura;
  2. A boca deve ter entre 1/40 a 1/70 da área do cômodo onde a lareira será instalada;
  3. A largura ou profundidade deve ter entre 45 cm e 60 cm. ...
  4. No interior da caixa de fogo, é importante que a parede do fundo tenha uma inclinação.

Que tipo de lareira esquenta mais?

calefator

Qual é o melhor tipo de lareira?

Para nos aquecermos precisamos de sistemas de aquecimento residencial. Dos tradicionais aquecedores elétricos a lareiras, passando pelo ar condicionado e piso aquecido, o amor pela chama faz com que a opção pelas lareiras a lenha sejam eleitas as preferidas atualmente.

Como aproveitar melhor o calor da lareira?

É sempre bom falar que a lareira terá resultados melhores se usar lenha seca, cortada, guardada e ventilada em lugar coberto, durante pelo menos 1 ano. Assim ela produz mais calor, menos fumaça e deposita menos alcatrão na lareira, na chaminé e na porta de vidro.

Qual vidro usar na lareira ecológica?

Lareira Ecológica Alcool Etanol C/ Vidro Temperado E Inox.

Como funciona uma lareira ecológica?

O que é uma lareira ecológica Possui uma câmara de álcool que entra em combustão a partir da pressão atmosférica, e por isso produz chamas de fogo com o auxílio desse produto inflamável. Diferentemente das lareiras tradicionais, essa opção não precisa de lenha ou qualquer outro material para criar as chamas.

Como acender uma lareira a gás?

O sistema das lareiras à gás gera chamas alimentadas por um ponto de gás. Elas aquecem pedras vulcânicas, propagando calor e gerando aconchego para o ambiente. Sua principal vantagem é a facilidade de acendimento e de uso: é acionada por um simples botão ou mesmo através de um controle remoto.

Qual melhor combustível para lareira ecológica?

álcool etílico

Como funciona o aquecedor a gás Lorenzetti?

Os Aquecedores de Água a Gás Lorenzetti são automáticos, isto é, ao abrir o registro de água quente, o aquecedor é acionado automaticamente.

Como funciona aquecedor a gás em apartamento?

De uma maneira mais geral, os aquecedores a gás tem o funcionamento parecido com o de um fogão. Eles possuem um queimador envolvido por uma serpentina, na qual circula a água a ser aquecida. ... Conforme a água passa ela é gradualmente aquecida por esse fogo enquanto circula pela serpentina.

Como calcular o aquecedor a gás ideal?

A capacidade do aquecedor a gás sempre deve ser calculada em cima do uso simultâneo dos pontos de água quente. Você pode ter 4, 5, 6 duchas na sua casa. Mas se julgarmos apenas 1 ou 2 serão usadas de cada vez é em cima disso que devemos dimensionar seu aquecedor a gás.

Como funciona um aquecedor de passagem?

O aquecedor de passagem é ativado toda vez que um ponto de vazão, como por exemplo, um torneira, ou um chuveiro é acionado. A chama que alimenta o aquecedor de passagem é produzida por um gás, sendo ele o GLP (gás liquefeito de petróleo, para muitos, o famoso gás de cozinha), ou GN (gás natural).

O que é um aquecedor de passagem?

Neste tipo de aquecedor a gás, a água é aquecida a medida em que passa por um sistema de serpentina que fica ao redor de uma câmara de combustão – local onde a chama fica acessa. Ele não exige reservatório por acumulação porque a água é consumida de imediato.

Como funciona aquecedor Junkers?

O aquecedor a gás possui um queimador semelhante ao de um fogão envolvido por uma espécie de serpentina onde circula a àgua que irá ser aquecida. Ao ser acionado, este fogo é controlado automaticamente por um pressostato que possui um sensôr na rede de água e uma válvula que controla a passagem do gás para o queimador.

Qual o gás do aquecedor?

liquefeito de petróleo

O que é aquecedor com exaustão forçada?

Exaustão Forçada - A exaustão dos gases queimados da combustão é realizada por uma ventoinha interna. Isto facilita a instalação do sistema de exaustão devido o diâmetro reduzido da chaminé, tornando-o mais seguro. Os aquecedores de passagem têm chama piloto?

Qual a diferença entre aquecedor GN e GLP?

O GLP (Gás Liquefeito do Petróleo) é um composto de 4 hidrocarbonetos, principalmente o butano e o propano, contando com gases como o etano em menor escala. Já o GN (Gás Natural) é composto 90% por metano, com uma participação menor de gases como o butano e o propano.

Como funciona ventilação forçada banheiro?

Como funciona um exaustor para banheiros O exaustor para banheiro, de maneira geral, funciona por meio de uma pequena hélice, que capta o ar de dentro e o joga para fora mediante de um duto. Neste processo, o exaustor também retira o excesso de umidade.