Entre esses exercícios está a flexão de joelhos. A flexão do joelho acontece quando a perna é dobrada em relação a coxa. Isso quer dizer que é preciso levantar os pés em relação às coxas, esticando toda a área anterior do joelho.
Mantenha seu corpo em uma linha reta e seus cotovelos perto do corpo, dobrando os braços e inclinando-se até completar o movimento. Deixe os joelhos apoiados no colchonete ou chão e mantenha os braços um pouco mais abertos do que a largura do ombro. Flexione os cotovelos e incline-se até próximo ao chão.
Flexores. Flexores primários: isquitibiais, semitendinoso, semimebranoso e bíceps femoral; Flexores acessórios: Grácil, sartório, gastrocnêmio e poplíteo.
A educadora física Luciana Brait explicou também que no caso de exercícios com peso, é muito importante flexionar os joelhos para distribuir a carga para outras regiões do corpo. Se o joelho fica estendido, tensiona muito a região da lombar, o quadril e os joelhos e pode ser perigoso.
Flexão do joelho Os músculos responsáveis por este movimento são: bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório e grácil. Gastrocnêmios e poplíteo são auxiliares. O movimento ocorre no plano sagital entre os côndilos do fêmur e da tíbia.
Utilizamos as articulações para realizar diversas atividades em nosso dia a dia, como caminhar, correr, agachar e pular. Formado pelos ossos da perna e da coxa, o joelho é uma parte fundamental do nosso corpo e a mais suscetível a ter problemas complexos.
Geralmente usadas quando já existe uma lesão instalada. Serviriam para realizar compressão, mantando a patela em seu lugar, ou limitando o movimento do joelho pós lesão ou cirurgia. Também auxiliariam na proteção de ligamentos rompidos como os colaterais apos um entorse, evitando o agravo da lesão.
Os joelhos, a maior articulação do corpo humano e que une o fêmur à tíbia e à patela, são uma estrutura de absorção de carga e energia que aguenta todo o peso corporal quando andamos e corremos e por isso, devem ser tratados com cuidado para evitar lesões.
Como o joelho é uma articulação articular sinovial, sua função é permitir a flexão e extensão da perna em relação à coxa. A amplitude de movimento do joelho é limitada pela anatomia dos ossos e ligamentos, mas permite cerca de 120 graus de flexão.
O joelho é uma articulação sinovial complexa. Na verdade ele possui duas articulações separadas: A articulação fêmoro-patelar consiste na patela, um osso sesamóide que reside no interior do tendão do músculo anterior da coxa (músculo quadríceps femoral), e na superfície patelar na frente do fêmur, na qual ele desliza.
A maior parte dos pacientes tem a sensação de dor e edema - inchaço. Pode haver falseio e insegurança especialmente quando tentam mudar de direção. O joelho pode dar a impressão de deslizar. A dor e o inchaço moderado do trauma inicial geralmente desaparecem de duas a quatro semanas, mas o joelho permanece instável.
Evite o uso contínuo e permanente para que não haja nenhuma adaptação neuromuscular. Outro cuidado importante é evitar a compressão demasiada na articulação para não prejudicar a circulação sanguínea ou causar lesões na pele, e, também, não usar a joelheira em cima de feridas abertas.
Antes de escolher a sua joelheira, você deve analisar qual é o motivo de uso do acessório e conversar com seu médico. Para prevenção, se você é adepto das corridas, a joelheira elástica é a mais indicada. Caso faça agachamentos mais pesados, a faixa simples deve ser a opção.
A joelheira com orifício, por exemplo, é indicada para uso ortopédico ou para a prática de esportes. Ela auxilia na prevenção e na recuperação de lesões nesta região e o orifício frontal permite a redução da pressão na região da patela.
Desenvolvida para garantir estabilidade e segurança no joelho, a joelheira patelar da Knee Suport é a melhor opção para esportistas. Tem uma alta elasticidade que proporciona a compressão ideal e aquecimento para o tratamento de lesões musculares nas articulações.
A joelheira mais comum disponível no mercado são as elásticas, em sua maioria fabricadas com um material de Neoprene. Elas podem ter ou não um orifício e reforço na região da patela. Seu uso é sugerido no suporte para prática de esportes, que passam uma sensação de segurança ao praticante.
O tratamento para aliviar a dor no joelho pode ser feito com fisioterapia e com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo médico como Paracetamol, Ibuprofeno, Diclofenaco ou Coltrax, por exemplo.
Pessoas que apresentam problemas no joelho podem ter uma maior estabilização dessa articulação com o uso de joelheiras ortopédicas. Esse equipamento ajuda a proteger essa parte do corpo e evitar lesões, bem como favorecer a recuperação quando a pessoa já passou por algum problema.
Pacientes com deformidades ou instabilidade podem se beneficiar do uso de órteses (joelheiras), as quais ajudam na estabilização e na melhor distribuição do peso entre os diferentes compartimentos do joelho, transferindo o esforço de uma região mais comprometida para uma menos comprometida.
O uso de joelheira (que não tenha furo na região anterior) é um importante coadjuvante nessa fase. Ela auxilia no encaixe da rótula sobre o fêmur, promovendo melhor distribuição de cargas sobre a região e, consequentemente, reduzindo a dor.
Há vários exercicios que podem ser feitos para Condromalacia Patelar....Exercícios Para Condromalácia Patelar
A hidroginástica normalmente é o exercício físico mais indicado, por não gerar impacto.
Em vez de boxe, tente dança. Para um treino igualmente intenso, tente fazer dança cardio ou zumba, que trabalha o corpo todo sem tantos do movimentos laterais que provocam dores nos joelhos.
No que diz respeito ao tratamento cirúrgico, a técnica mais comumente utilizada é a artroscopia do joelho, sendo possível a realização de diversos procedimentos de reparação da cartilagem lesada.
O agachamento é seguro para quem tem dor no joelho (dependendo da lesão, claro) por ser um exercício de cadeia cinética fechada (você executa o movimento com os pés apoiados no chão ou em uma base) e que recruta vários grupos musculares e articulações ao mesmo tempo (joelhos, quadril, tornozelos).