Qual A Diferença Entre Ser Artista Ser Celebridade?

Qual a diferença entre ser artista ser celebridade

Artista diz respeito a pessoas que possuem algum talento e são reconhecidas nacional ou mundialmente pela sua manifestação artística.

Aprovada pela comunidade

Com 88 anos de idade e cerca de 50 de carreira, a atriz Beatriz Segall diz se considerar "uma atriz conhecida" e rejeita o termo. "Não sou celebridade. A palavra celebridade foi deteriorada. Hoje, quinze dias de televisão são suficientes para tornar qualquer menina que está chegando em uma celebridade, e claro que não é. Celebridade sempre foi uma classificação dada para pessoas de muita qualidade. Hoje em dia, qualquer um é celebridade, não tem mais a importância que tinha no meu tempo", disse em entrevista ao UOL.

Celebridade diz respeito a pessoa que estão sempre em evidência dentro dos meios de comunicação, seja no jornal, televisão, internet, rádio, etc. Por sua vez, o artista é aquele indivíduo que tem uma habilidade para exercer algo, como um cantor, pintor, etc.

Já os chamados "celebridades" são aqueles que estão em evidência a todo instante, seja na TV, em revistas ou na internet. São pessoas que querem estar na mídia, mas não produzem arte ou a manifestam de alguma maneira. Por isso, sua visibilidade midiática é efêmera e fugaz.

Aprovada pela comunidade

Aprovada pela comunidade

Foco – Senhora do Destino Se a trama acontecesse no presente, seria difícil engolir a idade de personagens como o Plínio, de Dado Dolabella, que no início tinha 4 anos e agora teria 40. O autor Aguinaldo Silva explica: “A fase ‘atual’ da novela se passa em 1992”.

"Hoje, todo mundo tem acesso aos meios de produção de mensagens. Existe uma cultura que não só é baseada em cultuar o outro, mas em cultuar a si mesmo. Qualquer pessoa pode se tornar uma celebridade sem necessariamente estar vinculada a um estúdio musical ou cinematográfico. Exemplo disso são as blogueiras, que lançam vídeos no YouTube, ganham milhares de seguidores e se tornam o que chamamos de subcelebridades e não estão vinculadas a nenhum tipo de produção específica", explicou.

Os artistas, independentemente se são atores, pintores, músicos ou literatos, são evidenciados pela sua habilidade e genialidade. Normalmente, são renomados, porque têm dom, são muito bons no que fazem e são lembrados por várias gerações.

Resposta verificada por especialistas

A antropóloga esclarece também que o termo celebridade foi responsável por criar uma profissão, distanciando-se de sua essência, do conceito de célebre. "As socialites americanas Paris Hilton e Kim Kardashian ficaram famosas após o vazamento de sex tapes e se tornaram celebridades. Essa é a profissão delas, são apenas celebridades. É diferente dos Beatles, que são músicos e ficaram famosos", analisa. Se voltarmos ao dicionário, esse tipo de celebridade poderia se encaixar na definição de "o que é incomum ou extravagante".

Sobre a transição e a aversão da classe artística em relação à palavra celebridade, o psicanalista carioca Francisco Daudt acredita que a globalização foi responsável por banalizar da palavra. "A mudança não se deu por partes dos artistas, mas pela sociedade como um todo. Ser célebre significa ter fama, ser notável, conhecido. A televisão, o YouTube, as redes sociais e selfies permitiram essa ilusão de celebridade instantânea, que vem junto com sua vulgarização, seu barateamento."

Substituiu Celebridade e foi substituída por América, sendo a 65ª “novela das oito” exibida pela emissora. Foi escrita por Aguinaldo Silva com a colaboração de Filipe Miguez, Glória Barreto, Maria Elisa Berredo e Nelson Nadotti.

Novas perguntas de Filosofia

Novas perguntas de Filosofia

Entre as clientes que procuram Cacau com a intenção de se tornarem célebres, os perfis da apresentadora Sabrina Sato e da assistente de palco Juju Salimeni são os mais almejados.

Ser uma "celebridade" é ter "fama", "reputação bem-estabelecida", "notabilidade", segundo algumas das definições registradas nos dicionários. Mas, com a ampliação do conceito – que hoje abrange também personalidades da internet, concursos de beleza e realities da TV – há quem não aceite ser classificado como celebridade, apesar do reconhecimento público por seu trabalho.  

Cacau Oliver, produtor do concurso Miss Bumbum Brasil e assessor de figuras como a modelo Andressa Urach, é conhecido no meio artístico como um "criador" de subcelebridades. Para ele, o termo surgiu há pouco tempo e é fruto da massificação dos realities shows, da inclusão destas pessoas no mercado. "Sou contra o uso da palavra subcelebridade, porque denigre muito o artista. Não acho que o termo começou comigo, a verdade é que o mercado está aí e existem várias empresas, que precisam divulgar variados produtos e nem sempre é possível pagar um Cauã Reymond. As empresas acabam procurando outras celebridades".

rs728333 precisa da sua ajuda.

"Montamos um projeto dentro do que a pessoa quer, mas sempre pergunto até onde ela iria pela fama. Tem um monte de gente que não suportaria ser famoso. É preciso estar aberto para ouvir críticas e elogios. Me considero um fabricante de celebridades. Fico feliz quando digito o nome de uma miss bumbum na internet e aparecem diversas notícias sobre ela. O diferencial do meu trabalho é que levo ele a sério", concluiu o assessor.

A diferença é tão clara, se pode ver à olhos nus. Celebridade só quer uma coisa, está na mídia, quanto mais, melhor, seja lá fazendo o quê e do jeito que for! Já o artista nem sempre precisa aparecer, o reconhecimento de sua obra, muitas vezes, já basta!

Resposta verificada por especialistas

Para Cacau, ser uma celebridade não depende de reconhecimento pelo trabalho ou importância para sociedade. "Celebridade não é o que você faz, mas o fato de ser reconhecido por alguma coisa, não importa se participou de um reality show ou se é atriz das novelas das nove. Todo artista tem um começo. A Eliana [apresentadora], por exemplo, saiu de um grupo chamado Banana Split, considerado subcelebridade. Mas hoje ela é uma celebridade atualmente. Todo mundo começa como sub e se transforma em celebridade."

O apresentador do "CQC" é um pouco mais flexível: aceita a categorização de celebridade desde que esteja relacionada ao seu trabalho. "Celebridade é uma consequência do seu trabalho, aí sim aceito esse rótulo. Se fosse classificado de uma maneira artificial, não aceitaria. Celebridade não é algo que você possa almejar. A pergunta mais frequente que recebo dos jovens é 'o que eu preciso fazer para ficar famoso?'. Acho uma ilusão, uma pista fácil, uma armadilha que a pessoa não pode cair. Você fica famoso pela consequência do seu trabalho e não é algo que tenha que ser buscado como objetivo de vida".

Artigos recentes

Celebridade diz respeito a pessoa que estão sempre em evidência dentro dos meios de comunicação, seja no jornal, televisão, internet, rádio, etc. Por sua vez, o artista é aquele indivíduo que tem uma habilidade para exercer algo, como um cantor, pintor, etc, as celebridades não necessariamente são artistas, uma vez que podem ter bons empresários e estarem sempre em evidência nos meios de comunicação, mesmo que não tenha um dom, por sua vez, os artistas apresentam um dom para o cinema, a pintura, artes plástica, etc.

Segundo a antropóloga Isabela Oliveira, professora da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp), o boom de celebridades é um fenômeno da indústria cultural de massa, responsável por eliminar as barreiras entre quem consome e quem produz. 

Como se comportar como uma celebridade?

Quando se trata de estilo e classe, as celebridades sempre vem à mente....Personifique a sua celebridade de escolha.

  1. Preste atenção no sotaque e no modo de falar.
  2. Use os bordões mais conhecidos.
  3. Copie o modo como andam.
  4. Segure itens como bebidas e cigarros da forma que elas fazem nos filmes.

Como se parecer com alguém?

Não fique com vergonha por estar imitando alguém. Muitos acham que é necessário disfarçar a imitação para manter a própria originalidade, todavia, trata-se de um processo de modelagem que acontece aos poucos. Por isso, não fique com vergonha, vista a imitação por completo, seja determinado. Copie o jeito de vestir.

O que fazer para ficar famoso no Youtube?

Seja culturalmente relevante. Se fizer vídeos relacionados a notícias ou a itens da cultura pop famosíssimos e bastante buscados online, você terá uma maior chance de se tornar famoso. Fique atento aos seus temas favoritos e esteja disposto a criar e postar vídeos alguns dias após o surgimento de notícias bombásticas.

Qual o jeito mais rápido de ficar famosa?

Como ser famoso: Conheça os atalhos e tenha a vida que sempre sonhou

  1. Como ser famoso: Se coloque no lugar certo.
  2. Faça vídeos e divulgue nas redes sociais.
  3. Faça testes para participar de um reality show.
  4. Treine sem parar.
  5. Não tenha medo de fracassar.

Qual conteúdo faz mais sucesso no YouTube?

Assim como o conteúdo da TV, assistir ao YouTube nas telas da TV atinge o pico no horário nobre....

  • Animais engraçados. É impossível evitar ver animais engraçados na internet. ...
  • Tutoriais de Jogos. ...
  • Guias e tutoriais. ...
  • Resenhas de produtos. ...
  • Vídeos sobre fofocas de celebridades. ...
  • Vlogs. ...
  • Vídeos de comédia. ...
  • Compras/Hauls.

Que tipo de conteúdo produzir no YouTube?

Listei aqui algumas categorias de conteúdo e exemplos para inspirar:

  • #Guest: chame um convidado. Seja para uma entrevista, uma conversa informal, um passeio ou um jogo. ...
  • #Unboxing: abra um produto. ...
  • #Review/Resenha: avalie algo. ...
  • #Time-lapse. ...
  • #Gameplay. ...
  • #Q&A: Questions and Answers. ...
  • #Vlog. ...
  • #Top 10.