O caracter metálico aumenta à medida que você move um grupo de elementos na tabela periódica. Isso ocorre porque os elétrons se tornam mais fáceis de perder à medida que o raio atômico aumenta, onde há menos atração entre o núcleo e os elétrons de valência devido à maior distância entre eles.
No sentido horizontal (períodos) o caráter metálico decresce da esquerda para a direita porque neste sentido decresce o tamanho dos átomos e aumenta a energia de ionização. Sendo assim o sódio (Na) e o magnésio (Mg) são mais metálicos que o silício (Si), que por sua vez é mais metálico do que o cloro (Cl).
A eletropositividade também é chamada de caráter metálico, pois os metais possuem maior tendência de perder os elétrons da camada de valência quando postos em contato com elementos eletronegativos.
Resposta. Boro é um semi metal, então seu caráter metalico é menor q os outros, q sao todos metias. O Rb apresenta o maior caráter metálico, pois seu raio atômico é o maior, assim como sua eletropositividade.
Resposta. Resposta: O caráter não metálico se refere a tendência de receber elétrons ao invés de doa-los como os metais costumam fazer. Quanto menor o raio atômico maior o caráter não metálico, pois a força de atração entre prótons e elétrons será maior, assim o átomo consegue receber elétrons mais facilmente.
A eletropositividade, também denominada de caráter metálico, é uma propriedade periódica que relaciona a tendência de um átomo em perder elétrons. Opõe-se à eletronegatividade. Os valores da eletropositividade são determinados quando os átomos estão combinados.
Denomina-se raio iônico o tamanho de um íon. O estudo dessa propriedade é dependente do conhecimento sobre raio atômico e íons. Raio atômico: é a medida do tamanho de um átomo neutro (distância teórica do núcleo até a última eletrosfera). ... Íons: átomos que perdem (cátions) ou ganham elétrons (ânions).
(Udesc) São chamados de íons isoeletrônicos os íons que apresentam o mesmo número de elétrons. Os íons O2–, F–1, Na+1 e Mg2+ são considerados isoeletrônicos. Com relação a esses íons, é correto afirmar: a) Em uma série de íons isoeletrônicos, quanto maior o número atômico, maior é o tamanho do átomo.
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. ... Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Ou seja, o Na tem um raio maior, pois ele está no estado fundamental, com 11 elétrons, e, 3 níveis (ou camadas). E por ter 3 níveis, diferente do Na+ que tem apenas 2 níveis (que no caso ele doou 1 elétron), o Na é considerado ter um raio maior.
O 17Cℓ- tem maior número de camadas, sendo, portanto, o que possui maior raio atômico. Os íons 9F- e 11Na+ possuem a mesma quantidade de elétrons, mas o 11Na+ possui mais prótons e, desse modo, a atração entre os elétrons e os prótons é maior, diminuindo o raio atômico do íon.
ósmio
Resposta. Os elementos de maior raio atomico são sempre aqueles que estão mais pra baixo e mais pro canto esquerdo da tabela periódica, portanto, o elemento K tem maior raio atomico porque é da familia 1A (primeira fileira) da tabela periodica.
Flúor