Os semicondutores intrínsecos são aqueles nos quais o comportamento elétrico está baseado na estrutura eletrônica inerente do material puro, mas quando as características elétricas são determinadas por átomos de impurezas, o semicondutor é extrínseco.
Semicondutor extrínseco do tipo N: Os elétrons excedentes se movem pelo material. Semicondutor extrínseco do tipo P: O excesso de cargas positivas equivale à existência com facilidade de “buracos” que propiciam a movimentação de elétrons e a condução da eletricidade.
Semicondutor intrínseco é aquele encontrado na natureza na sua forma mais pura, ou seja a concentração de portadores de carga positiva é igual à concentração de portadores de carga negativa.
Buracos em um metal ou semicondutor de rede cristalina podem se mover através da rede como os elétrons podem, e agir de forma semelhante às partículas carga positiva. ...
Condutores são materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.
Semicondutores são sólidos de condutividade elétrica intermediária entre condutores e isolantes. Os semicondutores podem ser de silício ou germânio e são utilizados para a fabricação de componentes eletrônicos, como, por exemplo, os transistores.
Aumentando-se a temperatura, acima de 0 K, de um material semicondutor, alguns poucos elétrons da banda de valência adquirem energia térmica e poderão pular dos seus estados da banda de valência para estados vazios da banda de condução, como mostrado no diagrama de bandas da Figura 15.
Semicondutores intrínsecos Não há por tal portadores de carga elétrica estruturalmente livres quando puros. ... Para este tipo de material à temperatura de 0 K, a banda de valência está completamente preenchida e a de condução vazia, logo, mesmo quando aplicado um campo elétrico ao material, não existe corrente elétrica.
Tratamos de propriedades elétricas quando interpretamos a condução de corrente elétrica através de um material. Basicamente, a caracterização elétrica é realizada através de medidas de corrente-tensão elétricas.
Por propriedade térmica deve-se entender a resposta ou reação do material à aplicação de calor. ... Quando um sólido absorve calor, sua temperatura aumenta e sua energia interna, U, também. Essa energia é transportada para regiões mais frias e finalmente o material pode fundir-se.