Reserva de Lucros a Realizar é o termo da contabilidade que se refere a lucros que a empresa ainda não realizou financeiramente, isto é, que ainda não se materializou de verdade no “bolso” da empresa. Ao colocar valores nessa conta, a empresa evita que seja necessário distribuir dividendos com base neles.
A reserva de lucros é uma conta formada pela destinação de lucros da empresa que não foram distribuídos aos sócios e acionistas. Basicamente, é uma conta reserva que integra o patrimônio líquido da organização, guardando uma parte dos lucros já apurada pela contabilidade.
A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados, conhecida também como DLPA, é uma relatório contábil que explica e evidencia as alterações e os motivos da variação entre o saldo inicial e o final da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados contida no Patrimônio Líquido.
A conta que representa o resultado apurado ao final do exercício social é o Patrimônio Líquido. A conta Prejuízos Acumulados, pertencente ao grupo do Patrimônio Líquido, contém o resultado acumulado de exercícios anteriores somados ao resultado do exercício social presente.
O prejuízo é calculado pelo prejuízo em espécie dividido pelo preço de referência. O preço de referência pode ser o preço de compra ou o preço de venda. Em uma situação de lucro, quanto maior o preço de venda maior será a porcentagem de lucro.
5 passos para saber se a gestão da sua empresa está indo bem
lucratividade = (lucro líquido / receita total) x 100 Aplicando a fórmula, temos o seguinte resultado: lucratividade = (R$ 18 mil / R$ 100 mil) x 100. lucratividade = 0,18 x 100. lucratividade = 18%
Como calcular o LAIR?