Use uma bacia com água O funcionamento é bem simples: encha uma bacia com água da torneira e, então, levante-a em direção à luz. Os insetos que estão rondando a lâmpada verão o reflexo na água e irão direto para a bacia, ficando presos. A água fica cheia de insetos e, assim, você se livra de quase todos eles.
Para espantar os besouros e aleluias, as medidas sugeridas pela professora são colocar telas nas janelas e deixar as luzes de fora da casa apagadas, além de manter os terreno limpos. Contra as formigas e cupins, ela recomenda buscar serviço de dedetização.
Inseticidas naturais
Como os insetos se norteiam através da luz solar, das estrelas e da Lua, a luz branca das lâmpadas acaba por confundi-los e atrai-los. Porém, os tons alaranjado, amarelo e vermelho tem o poder de repelir aos insetos. Em razão disso, a luz amarela é utilizada como um repelente eficiente.
De acordo com os resultados obtidos que foram apresentados na Associação Americana do Avanço da Ciência, ficou claro que as lâmpadas incandescentes tradicionais são as que mais atraem mosquitos. Já a opção que menos atrai, são as lâmpadas de LED de cores quentes (amarelo, laranja e etc).
“O conjunto de LEDs azul, amarelo e verde atrai mais fêmeas do Aedes aegypti do que qualquer outra espécie de mosquitos”, explica Monica. “Os outros produtos que já existem no mercado, especialmente os que fazem uso de luz ultravioleta ou branca, são voltados para insetos em geral”, detalha.
Em linhas gerais, a armadilha é feita com uma garrafa pet, uma tela de tecido tipo microtule e uma isca, que pode ser arroz, alpiste ou ração de gatos. A ideia da invenção é capturar o Aedes aegypti enquanto ele ainda é uma larva e ainda não se transformou em mosquito.
Os insetos são atraídos por quase todos os tipos de luz forte, razão pela qual você costuma vê-los tremulando em volta de lâmpadas de varanda ou de rua à noite, mas parecem ser especialmente atraídos pelos raios ultravioletas das luzes negras.
Erva-dos-gatos, Erva-gateira, nepeta ou catnip A dica é plantá-la perto daquelas plantas que atraem insetos naturalmente. Ela cresce de maneira agressiva, como uma planta daninha.
Algumas dicas caseiras e acessíveis a todos são a borra de café, álcool e o cravo. São repelentes naturais que ajudam a espantar os pernilongos”, informou. Por isso, além de evitar água acumulada nos pratos e recipientes das plantas, o ideal é sempre manter a casa limpa.
Chega de noites mal dormidas! 9 dicas para espantar pernilongos e outros insetos
Um pote de vidro com vinagre de maçã e gotas de detergente atraem os mosquitos e ao entrar, eles se afogam na mistura. Borrifar vinagre nas frutas não prejudica o sabor, mas a acidez e o cheiro forte afugenta-os.
Acredite, com telas anti-inseto nas suas janelas, esse bicho não entra de jeito nenhum. Tá calor por ai? Você vai poder dormir tranquilo com a janela aberta, curtindo apenas a brisa noturna, sem a presença destes chatos voadores para tirar o seu sono.
- Casa Vogue | Ambientes....