crossorigin="anonymous">
Nota: Caso se especifique os substantivos femininos através da utilização do artigo definido as, ocorre crase, dada a contração desse artigo com a preposição a: a + as = às. Este artigo se refere às pessoas que estão desempregadas. A polêmica foi relativa às mulheres defensoras da emancipação feminina.
Só haverá crase quando definirmos os dias da semana. Por exemplo: “O torneio vai da próxima segunda à sexta-feira.” Nesse caso, estamos definindo qual é a segunda-feira e qual é a sexta-feira. ... Então, não esqueça: “de segunda a quinta”, “de terça a sexta”, “de quarta a sábado”, “de segunda a domingo”…
Com ou sem hífen? O atual acordo ortográfico define que não deve ser usado o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais. Logo, a forma correta de escrita da expressão é dia a dia, sem hífen.
Resposta: Nesta Nova Ortografia não se deve usar hífen em palavras compostas que possuem elementos de ligação (que pode ser artigo, preposição ou pronome). No caso de "dia a dia", há o elemento de ligação "a" entre "dia" e "dia". Logo, o correto é escrever "dia a dia".
Ponto, dois-pontos e travessão são exemplos de sinais de pontuação que utilizamos....Há três casos em que se usa a vírgula antes da conjunção e:
Nas orações intercaladas, o travessão pode substituir a vírgula ou os parênteses, separando-as da oração principal. Há quem o faça — mas não o aconselha — por isso não o farei. Eles dizem — embora ninguém acredite — que são de confiança.