As subcamadas da epiderme são: Estrato Basal ou Germinativo (stratum basale) - é a camada mais interna, mais profunda e que fica em contato com a derme. É onde os queratinócitos são formados e empurrados para as camadas superiores.
Na epiderme estão os melanócitos, as células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à pele. A epiderme também origina os anexos da pele: unhas, pelos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas.
Pele. A pele dos vertebrados é formada por dois tecidos distintos, firmemente unidos entre si. O tecido mais externo, epitelial, é a epiderme. O mais interno, conjuntivo, é a derme.
Resposta. Os Anexos Da Epiderme - Diferenciam- se na Epiderme estruturas como estômago, tricomas , hidatódios e acúleos.
A hipoderme não é mais considerada uma camada da pele, isso porque ela fica embaixo da pele, dando sustentação e suporte para toda a derme e a epiderme.
Existem quatro tipos de células na epiderme:
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
Os queratinócitos são as células mais numerosas da epiderme. São células de origem ectodérmica que realizam a produção de queratina. Os queratinócitos são formados na camada mais profunda da epiderme a partir de células cilíndricas que sofrem contínua atividade mitótica.
Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural , que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea ), no ouvido interno , no epitélio vaginal , nas meninges , nos ossos e no coração .
A epiderme é constituída por epitélio escamoso estratificado. É composta ainda por 90% de queratinócitos (produtores de queratina), melanócitos (produtores de melanina), células de Langherans e células de Merkel. Trata-se da camada mais externa da pele.
4 - As terminações nervosas que chegam na epiderme captam sensações dolorosas. Essa camada não tem vasos sanguíneos, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão a partir de vasos sanguíneos existentes na derme, camada subsequente.
A nutrição é a comida para a nossa pele, é o que dá volume, forma e enchimento à cara. Nutrir a pele permite regenerar as células da epiderme, assim como ter uma pele mais resistente aos fatores externos.
A epiderme é formada por cinco camadas de células. A derme está localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras proteicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas, sendo ricamente vascularizada e inervada.
Entre as principais diferenças estão: A epiderme é a camada externa da pele com uma espessura de até 0,1 mm nas pálpebras. A derme tem vasos sanguíneos. A epiderme não tem suprimento de sangue.