O que é a Semana Pedagógica? Trata-se da oportunidade dos gestores e da equipe escolar se reunirem durante a primeira semana para planejar os 200 dias subsequentes desse mesmo ano letivo. Além disso, também é discutida a revisão do Projeto Político-Pedagógico da escola, o PPP, com a participação de todos.
Transforma conceitos em realidade Por meio dessa organização, cada educador consegue direcionar o seu trabalho para o objetivo que toda escola tem em comum. É uma ferramenta que auxilia os professores a concretizar seu trabalho na prática docente, ou seja, no cotidiano escolar.
As Semanas Pedagógicas foram uma formação desenhada para promover a formação continuada dos profissionais da educação através de discussões pautadas em aportes teóricos relevantes sobre temas emergentes que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os ...
A Jornada Pedagógica é um momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem na coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas.
A Semana Pedagógica ou Jornada de Planejamento, como são chamados os dias de reunião com os profissionais da educação que ocorrem antes do início das aulas, tem um grande valor sobre a qualidade do atendimento oferecido aos estudantes.
A seguir, confira algumas dicas para melhorar a recepção dos docentes e dos estudantes na volta as aulas:
Quando a direção desenvolve afinidade com a coordenação pedagógica o desenvolvimento e o entrosamento de toda a equipe da escola flui com mais facilidade. Assim, é possível alinhar todas as atividades com os professores e funcionários. Como mencionamos, se há sintonia não há ruídos para atrapalhar.
E todos é todos mesmo: alunos, pais, professores, equipe de apoio, coordenador, comunidade. Participação dos professores.
É preciso mais: cada integrante deve saber qual sua função no grupo e levar em consideração o todo, contribuindo para um objetivo comum. No caso, o de garantir a aprendizagem dos alunos. O diretor é quem conduz a construção de um time coeso. ... Primeiro, o gestor precisa ter clareza sobre o rumo que a equipe vai seguir.
Uma comunidade escolar ativa permite um maior planejamento das atividades, de acordo com o perfil dos alunos, fazendo com que o aprendizado seja satisfatório e traga resultados. ... Os alunos se tornarão pessoas mais ativas, com a vontade de aprender e a questionar o mundo ao seu redor.
A comunidade também colhe frutos, já que passa a contar com uma nova parceira. Além disso, os benefícios chegam até os alunos, pois a escola, ao se aproximar da comunidade, tem mais condições para atuar no desenvolvimento integral de seus alunos, oferecendo uma Educação que faça sentido e considerando sua trajetória.
A comunidade escolar é formada por professores e profissionais que atuam na escola, por alunos matriculados que frequentam as aulas regularmente e por pais e/ou responsáveis dos alunos.