Por fim, pautadas nas manifestações, interesses e necessidades das crianças, priorizamos quatro das múltiplas linguagens presentes no cotidiano da educação infantil, são elas, a linguagem oral, a contação de história, a linguagem audiovisual e a linguagem por meio das artes visuais (pintura, colagem, modelagem).
Qual a diferença entre fala, língua e linguagem? A fala se refere a forma como as pessoas se comunicam oralmente. ... Por sua vez, a linguagem refere-se a toda a forma de comunicação, seja através da fala (verbal) ou mesmo gestos, sons, imagens, etc. (não-verbal).
É a utilização oral da língua pelo indivíduo. É um ato individual, pois cada indivíduo, para a manifestação da fala, pode escolher os elementos da língua que lhe convém, conforme seu gosto e sua necessidade, de acordo com a situação, o contexto, sua personalidade, o ambiente sociocultural em que vive, etc.
No sentido linguístico, o conceito de fala está em relação dicotômica com o de língua e pode ser definido como a materialização de um conjunto de conhecimentos abstratos que os falantes possuem sobre a estrutura e o funcionamento de um dado sistema linguístico.
Também conhecida pelo termo linguagem coloquial, coloquialismo é uma variação da linguagem popular, isto é, a forma mais espontânea de nos comunicarmos no dia a dia. Portanto, esse estilo não segue regras gramaticais e abrange contextos informais do cotidiano.