Porque arfam os cães? Todos os cães arfam – uns mais, outros menos. Arfar ajuda-os a baixar a temperatura corporal, pois, ao contrário de nós, humanos, os cães só têm glândulas sudoríparas nas patas.
1. Respiração ofegante. Arquejar (respirar fundo) é um comportamento normal nos cães, especialmente naqueles dias de muito calor ou quando o passeio foi muito intenso. O arquejo é uma forma natural do organismo dos cães para esfriar o seu corpo e fazer com que diminua a sua temperatura corporal.
Se não for esse o caso, Renata explica: “A tristeza pode se manifestar nos cães e geralmente está associada a outras questões como apatia, fobia e ansiedade”. As causas mais comuns envolvem solidão por conta da perda de um ente querido, de outro animal da família ou mesmo de seu brinquedo favorito.
Uma coisa é que se tenha sujado muito e você o limpe, outra muito diferente é que lhe dê banho a regularmente com xampus com cheiros intensos. Os cachorros não gostam nada disso, gostam de cheirar a eles mesmos e os cheiros fortes dos produtos que usamos podem ser incômodos para eles.
Vinagre. Odores muito cítricos, como o do vinagre, são muito desagradáveis para o olfato canino. Esse é um dos motivos pelos quais recomenda-se usar o produto em locais onde o pet tenha feito sua sujeirinha. Sendo assim, ao se questionar qual cheiro espanta cachorro, o vinagre seria a melhor resposta.
Porém, isso não é muito bem compreendido no universo canino. O ato de um cachorro passar a pata atrás do pescoço de outro é interpretado como uma forma de dominação. Assim, os cães são “programados” a não gostar desse tipo de carinho.
Embora seja possível pensar que o cachorro late para pessoas de quem eles não gostam, a verdade é que os peludos também podem latir para chamar a atenção das pessoas que eles gostam e assim convidá-las para brincar ou receber suas carícias.
Resposta. Resposta: O cão sente uma relação de parceria, compaixão. Se o dono o trata bem, é comum que o cachorro o considere como uma pessoa confiável.