Os Planos Diretores de Recursos Hídricos têm por objetivo o planejamento dos usos múltiplos dos recursos hídricos de uma bacia hidrográfica, contemplando metas a serem alcançadas a partir da implementação de programas e projetos, que visem a compatibilizarão dos usos com a conservação dos recursos hídricos da bacia.
Os objetivos da Política Nacional de Recursos Hídricos são: garantir a disponibilidade de água à atual e às futuras gerações, utilizar de forma racional e integrada os recursos hídricos, baseado na ideia de desenvolvimento sustentável, e prevenir e defender o país contra possíveis eventos hidrológicos.
A Política Nacional de Recursos Hídricos – PNRH (9.
Em relação à Política Nacional de Recursos Hídricos, é correto afirmar que independe de outorga do Poder Público, conforme definido em regulamento, a) a extração de água de aquífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo.
Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos
Para cumprir seus objetivos a PNRH conta com cinco instrumentos: os Planos de Recursos Hídricos, elaborados por bacia hidrográfica e pelo governo de cada Estado; o enquadramento dos corpos d'água em classes segundo os usos preponderantes da água; a outorga de direito de uso; a cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos; e ...
Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d'água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados.
A hidrologia não é uma ciência inteiramente pura; ela tem muitas aplicações práticas....Lista de campos de atuação da Hidrologia:
Dentro dessa visão, os principais projetos que normalmente são desenvolvidos com a participação significativa do hidrólogo são: aproveitamentos hidrelétricos, abastecimento de água, irrigação e regularização para navegação.
“Hidrologia é a ciência que trata da água na Terra, sua ocorrência, circulação e distribuição, suas propriedades físicas e químicas e sua reação com o meio ambiente, incluindo sua relação com as formas vivas” (Definição do U.S. Federal Council of Service and Technology, citada por Chow, 1959, apud Tucci, 2000).
A hidrologia é a ciência que se dedica ao estudo das águas no planeta. Estudando a ocorrência em determinados locais, sua circulação através do Ciclo Hidrológico, suas propriedades químicas e físicas e a interação da água com o meio ambiente.
A palavra Hidrologia tem origem nas palavras gregas hidro (água) e logos (ciência), designando, assim, a ciência que estuda a água sobre a Terra, suas propriedades, ocorrência, distribuição e circulação; e ainda seus efeitos sobre o meio ambiente e a vida.
Hidrografia é a ciência que estuda as águas existentes no planeta e suas propriedades físicas e químicas, como movimento, cor, temperatura, transparência, volume etc.
Hidrógrafa, Hidrograma, ou Fluviograma é a representação gráfica da variação da vazão em relação ao tempo. ... Isolando-se picos do hidrograma podem-se analisar alguns fenômenos de interesse em Hidrologia.
A bacia hidrográfica ou bacia de drenagem de um curso d'água é a área onde, devido ao relevo e geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e seus afluentes. ...
O método racional é um método indireto e foi apresentado pela primeira vez em 1851 por William Thomas Mulvany e usado nos Estados Unidos por Emil Kuichling em 1889 e estabelece uma relação entre a chuva e o escoamento superficial (deflúvio).
A forma do hidrograma unitário depende da duração da chuva. Para determinar o HU em uma bacia hidrográfica, é necessário dispor de registros de vazão e precipitação simultâneos. Recomenda-se identificar eventos causados por chuvas que tenham uma duração entre 1/3 a 1/5 do tempo de concentração.
Como fazer um histograma no Excel
O Hidrograma Unitário (HU) é um hidrograma de escoamento superficial direto, onde a área sob esta curva corresponde a um volume unitário de escoamento superficial direto, resultante de uma chuva efetiva com intensidade e duração unitárias.
A curva de permanência é uma função que caracteriza a freqüência da oferta das vazões, o que permite avaliar a disponibilidade frente às demandas de um rio.
O tempo de concentração podem ser obtidos diretamente nos hidrogramas unitários da bacia hidrográfica. Ele representa o intervalo de tempo entre o fim da precipitação efetiva e o ponto de inflexão do hidrograma unitário.
Como explicita a equação (1), o SCS sugere que a precipitação efetiva seja obtida a partir da precipitação total do evento em questão e do potencial de armazenamento de água no solo.
O hidrograma pode ser caracterizado por três partes principais: ascensão, altamente correlacionada com a intensidade da precipitação, e com grande gradiente; região do pico, próximo ao valor máximo, quando o hidrograma começa a mudar de inflexão, resultado da redução da alimentação de chuvas e/ou amortecimento da bacia ...
A curva-chave é uma função que representa a relação entre a vazão e a cota do escoamento (altura linimétrica) em uma seção transversal do canal.
Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).