Biologia. O reino Protista ou Protoctista é um reino onde estão agrupados organismos eucariontes que não apresentam as características necessárias para que sejam classificados nos reinos Plantae, Animalia ou Fungi.
O Reino Protista é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos eucariontes, autótrofos ou heterótrofos e unicelulares ou pluricelulares. Os protistas compreendem os protozoários e as algas. Existem ainda os mixomicetos, organismos semelhantes aos fungos, mas classificados como protistas.
A maioria dos protozoários apresenta reprodução clonal (assexuada) por mitose. A divisão do organismo em duas ou mais células-filhas é denominada fissão. ... A reprodução sexuada ocorre com pouca frequência. Apesar de existirem muitos protozoários estudados, em muitos nunca se observou de fato a reprodução sexuada.
Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.
Sabemos que os protozoários são seres unicelulares e eucariontes que, juntamente às algas, fazem parte do Reino Protista. A respeito da reprodução desse grupo de seres vivos, marque a alternativa correta: a) Os protozoários reproduzem-se apenas por reprodução assexuada.
Nos parasitas de reprodução sexuada. e assexuada, o hospedeiro definitivo é aquele no qual o parasita se reproduz sexuadamente. Já o hospedeiro intermediário é aquele em que o parasita se reproduz assexuadamente. Usam-se ainda as expressões hospedeiro vertebrado e hospedeiro invertebrado.
Os parasitas podem classificar-se segundo a parte do corpo do hospedeiro que atacam:
Parasitoses Intestinais
Tipos de Parasitismo
Parasitismo é uma relação ecológica interespecífica e desarmônica. Como exemplo de parasitas podemos temos o tripanossomo, responsável pela doença de Chagas, os carrapatos, os piolhos, as tênias, a lombriga e até mesmo plantas, como é o caso do cipó-chumbo. ...
“O fenômeno parasitismo surgiu desde o início da vida na Terra. Não há organismo que não seja parasitado. Há, portanto, uma grande diversidade de parasitos que influenciaram as mudanças evolutivas que resultaram nas espécies de hospedeiros atuais.
O parasita é um ser vivo que retira os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento de outro ser vivo, estabelecendo, assim, uma relação ecológica interespecífica. ... O organismo que retira o alimento é o parasita, enquanto o que está sendo parasitado é o hospedeiro.
Doença parasitária, enfermidade parasitária, ou parasitose, é uma doença infecciosa causada por um parasito protozoário ou metazoário (cestódeo, trematódeo, nematódeo e artrópode). O estudo das doenças parasitárias é denominado Parasitologia.
Tipos de parasita Todos os vírus e muitas bactérias são parasitas que vivem dentro das células do corpo do hospedeiro. Entre as doenças causadas por vírus estão o sarampo, a catapora e a aids. Bactérias parasíticas podem causar desde acne até peste bubônica. Imagem de um tipo de bactéria que causa a tuberculose.
As protozooses são doenças transmitidas por protozoários. Apesar de serem organismos de vida livre, na maioria dos casos, alguns protozoários são parasitas de animais e dos seres humanos. Amebíase, Giardíase, Malária, Doença de Chagas são algumas dessas protozooses.
Veja, a seguir, a lista de algumas doenças causada por vírus em humanos:
Algumas das principais viroses que acometem os seres humanos são:
As doenças causadas pelos vírus respiratórios são classificadas em diferentes síndromes clínicas: resfriado comum, faringite, crupe (laringotraqueíte aguda), laringite, bronquite aguda, bronquiolite, síndrome de influenza símile e pneumonia. Cada uma dessas síndromes tem um perfil clínico e epidemiológico específico.
Quais são as 6 doenças respiratórias mais comuns?
A SJC Química separou algumas doenças e indisposições causadas pelo descaso com o ar.
As infecções respiratórias agudas podem ser classificadas segundo sua localização anatômica em: infecções das vias aéreas superiores, que compreendem rinofaringite, faringite e amigdalite, otite média, sinusite e laringite; e infecções das vias aéreas inferiores, tais como bronquite, bronquiolite e as pneumonias.