EQST

Qual A Relaço Do Currculo Com O Poder?

Qual é a relação do currículo com o poder?

O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo.

Que importância contribuição à teoria do currículo oferece ao currículo escolar?

estudar teoria de currículo, é importante na medida em que oferece aos professores de escolas públicas, a compreensão dos diversos mundos em que habitamos e, especialmente a retórica política que cerca as propostas educacionais e os conteúdos curriculares.

Como selecionar os conteúdos de uma disciplina?

Para se selecionar um conteúdo é necessário considerar a herança cultural, a experiência da prática social e do contexto em que o aluno vive e a perspectiva de futuro, tendo em vista a construção de uma sociedade humanizada.

Quais os critérios que devem ser considerados para a seleção dos conteúdos de ciências?

42) faz referência a três critérios de seleção dos conteúdos: incluir fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno; favorecer a construção de uma visão de mundo, formada por elemen- tos inter-relacionados, entre os quais o homem é visto como agente ...

São critérios para seleção de conteúdos validade utilidade?

Haydt (1997) aponta ao professor cinco critérios a serem seguidos para selecionar os conteúdos a serem ensinados: *Validade, Utilidade, Significação, Adequação e Flexibilidade.

Como são organizados os conteúdos?

A organização sequencial se resume em ordenação, onde na sequência, se faz uma ordenação vertical, e no relacionamento, uma ordenação horizontal. O professor é quem seleciona, organiza e apresenta o conteúdo ao aluno, de acordo com um plano que atenda interesses e necessidades de sua classe.

Quais os conteúdos?

Conteúdo é o conjunto de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes que o professor deve ensinar para garantir o desenvolvimento e a socialização do estudante. Pode ser classificado como conceitual (que envolve a abordagem de conceitos, fatos e princípios), procedimental (saber fazer) e atitudinal (saber ser).

O que é um currículo flexível?

Como o currículo flexível funciona? Seu objetivo é dividir a estrutura curricular, deixando algumas matérias como parte comum do curso a todos os alunos, e outras abertas para que eles possam escolher de acordo com as suas preferências.

Qual é a diferença entre adaptação e flexibilização curricular?

Ou seja, flexibilizações e adaptações curriculares não são a mesma coisa. Mais do que isso, a diferença entre ambas é basilar. A própria expressão “adaptado” denuncia que se trata de um “remendo”, uma mudança pontual, específica para alguns: os “diferentes”. Como se os demais fossem todos iguais.

Como fazer uma adequação curricular?

Confira, o passo a passo de como preparar essa adaptação, desde o ambiente doméstico até chegar ao escolar.

  1. Faça um balanço do ano anterior. ...
  2. Aplicação de avaliações. ...
  3. Planejamento de ensino individualizado. ...
  4. Acompanhamento fonoaudiólogo para a adaptação curricular. ...
  5. O trabalho da escola.