O estudo de tempos padrão definido como o processo de determinação do tempo necessário para a execução, em condições padronizadas dos trabalhos produtivos, necessita sempre de especificações prévias do método empregado para essa execução, o qual deve ter sido submetido a um estudo de métodos.
Avaliar o fator de ritmo (velocidade) da operação e determinar o tempo normal (TN); Determinar as tolerâncias para a fadiga e para as necessidades pessoais; Colocar os dados obtidos em gráfico de controle para verificar sua qualidade; Determinar o tempo padrão da operação (TP).
Para Barnes (1997), o tempo normal representa o tempo que um operador qualificado e treinado, trabalhando a um ritmo normal, levaria para completar um ciclo de operação. Esse tempo normal pode ser mensurado por meio da fórmula 1. Onde é o tempo cronometrado e a velocidade do operador ou fator de ritmo.
O estudo de tempos e movimentos tem como objetivo: Determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando em ritmo normal, para executar uma operação específica; Desenvolver um sistema produtivo adequado com as análises do objetivo anterior.
Tempo padrão é o tempo necessário para executar uma operação de acordo com um método estabelecido, em condições determinadas, por operador apto e treinado, trabalhando em ritmo normal, durante todas as horas do serviço.
A Cronoanálise usa a cronometragem como ferramenta e apura melhor a medição do tempo real para a indicação do tempo previsto, ou seja, com o tempo medido, devemos avaliar o ritmo do operador, avaliar estatisticamente o número de medições exigidas e o grau de confiabilidade, para obter um tempo puro.
Planeja, controla e programa a produção, levanta dados sobre tempo e suprimentos para sugerir melhorias nos processos de fabricação. Auxilia na elaboração de manuais com instruções de trabalho.
De maneira simplificada, podemos dividir esse processo nas seguintes etapas:
7 passos para fazer cronoanálise industrial na sua empresa
Logo, para a realização do cálculo do tempo normal de trabalho, deve-se usar a equação 2. TN = TC x RT (2) Pela equação acima, TN refere-se ao tempo normal fator de ritmo, TC diz respeito ao tempo cronometrado ou tempo médio (TM) e RT é a ritmo do operador. No cálculo do tempo, faz-se necessário haver tolerâncias.
A determinação do fator de ritmo ou velocidade do operador tem um caráter subjetivo, sendo atribuído pelo cronometrista. ... Segundo Barnes (1977), a velocidade padrão de distribuição foi convencionada por ele como sendo de 30 segundos equivalentes a 100% de ritmo. Deriva-se disso a determinação do ritmo.
A avaliação do ritmo é o processo durante o qual o analista de estudos de tempos compara o ritmo do operador em observação com o seu próprio conceito de ritmo normal.
*Consiste em após realizar o estudo de tempo, comparar os valores obtidos na cronometragem com valores tabelados para o maior número de elementos. possiveis." А
Tempo Cronometrado - é o tempo programado via manual ou dispositivo eletrônico com a base dos tempos normais e padrão. Relata com precisão um determinado espaço de tempo. Tempo Normal - o próprio nome em si já diz tudo. São segundos, minutos, horas, dias, meses e semanas em progressão.
D d) É o tempo resultante da cronometragem após a correção do ritmo de trabalho. ...
muito pequeno, cerca de 5 minutos, o que normalmente é feito pelo cronoanalis. A. Simplesmente desconsidera o tempo parado.