O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas.
Eletroscópio – é o aparelho responsável pela identificação da eletrização de um corpo. Se um corpo está eletrizado, o eletroscópio identificará facilmente. Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas.
O eletroscópio é um instrumento cujo funcionamento se baseia nos princípios da eletrização e da atração e repulsão de cargas elétricas. Ele permite verificar se um corpo está eletrizado ou não.
O eletroscópio de folhas é um instrumento que consiste basicamente em um tubo que apresenta uma haste condutora com duas folhas metálicas e uma esfera metálica. Quando aproximamos um corpo eletrizado da esfera, essas folhas metálicas repelem-se, demonstrando a existência de carga elétrica.
Abraham Bennet
A série triboelétrica é uma tabela que indica se os materiais adquirirão cargas negativas ou positivas após sofrerem eletrização por atrito. A eletrização é o processo pelo qual se gera desequilíbrio no número de prótons e elétrons de um corpo.
É aplicável na fricção entre um pedaço de vidro e papel, na qual o vidro ocupa uma posição superior na tabela em relação ao papel, adquirindo carga elétrica positiva.
O vidro ao ser atritado com a seda ficará carregado: a) positivamente, pois ganhou prótons. ... e) com carga elétrica nula, pois é impossível o vidro ser eletrizado.
A eletrização por contacto ocorre quando dois condutores - um eletrizado e outro neutro, por exemplo - forem colocados em contacto físico entre si; através do contato os "elétrons livres" se encarregam de conduzir e redistribuir as cargas nos dois condutores.
1- Por que não é possível eletrizar dois isolantes pelo processo de eletrização por contato? ... suspensa por um fio isolante. Ao se próximas a placa da bolinha, constata-se que ocorre. atração entre elas.
Não é possível eletrizar um isolante pela polarização, pois o processo de polarização não corresponde a um fenômeno de eletrificação. ... Além disso, o que ocorre uma diferenciação entre as partes constituintes dos materiais e a quantidade de carga dos mesmos, o que resulta na polarização desse isolante.
Isolantes elétricos são aqueles materiais que possuem poucos elétrons livres e que resistem ao fluxo dos mesmos fazendo com que não ocorra choque elétrico. Alguns materiais desta categoria são: Plástico (resinas), Silicone, Borracha, Vidro (cerâmicas), Óleo, Água pura deionizada.
Resposta. Resposta: Porque não podemos eletrizar dois condutores por atrito já que eles ficarão com o mesmo módulo, porém, de sinais opostos e acabarão se neutralizando não possuindo assim uma carga negativa ou positiva.
Resposta. Resposta: A eletrização por atrito não acontece entre metais porque eles são bons condutores e a descarga é muito rápida, não conseguindo mantê-los eletrificado.
Resposta. Resposta: Os metais, são bons condutores, portanto, em havendo atrito para fins de que estejam eletrizados, a descarga ocorrerá muito rapidamente ( não haverá carga armazenada ).
É possível eletrizar uma barra metálica por atrito, segurando-a com a mão, pois o corpo humano é de material semicondutor. ... Estando inicialmente neutros, atrita-se um bastão de plástico com lã e, consequentemente, esses dois corpos adquirem cargas elétricas de mesmo valor e naturezas (sinais) opostas.
Na eletrização por atrito e por indução os corpos adquirem cargas de sinais contrários. Já na por contato eles adquirem cargas de sinais iguais. 2) (PUC-SP) - Não é possível eletrizar uma barra metálica segurando-a com a mão, porque: a) a barra metálica é isolante e o corpo humano é bom condutor.
De acordo com a NR 10, isolamento elétrico é um tipo de processo empregado para impedir a passagem da corrente elétrica. Para isto, utilizam-se material isolantes na interposição.
A principal função dos isolantes é isolar o circuito e impedir que ele entre em contato com outros condutores.