De forma geral, de acordo com Kant, o conhecimento a priori é aquele obtido antes da experiência, enquanto o conhecimento a posteriori é aquele obtido após a experiência. ... Já como conhecimento a posteriori temos todos aqueles que requerem experimentação, como a medicina e a biologia.
Nossos conhecimentos experimentais, a posteriori, são os que nos fornecem as sensações, por exemplo: para que tenhamos o conhecimento de que o fogo queima, temos que experimentar o seu calor. Esse conhecimento não pode ser separado das nossas impressões sensoriais.
A posteriori é o conhecimento ou justificação dependente de experiência ou evidência empírica,[5] ou seja, depende de o objeto do qual será retirado o conhecimento esteja disposto aos meus sentidos, o individuo precisa ver, ou sentir, ou tocar, para, a partir dessa premissa, começar o raciocínio.
A posteriori significa depois da experiência, com apoio nos fatos. A priori é o contrário de a posteriori. Quer dizer antes da experiência, sem apoio nos fatos.
A partir do que vem depois. Sistema de argumentação que parte do efeito para a causa. Opõe-se à argumentação a priori.
Em a posteriori, subentende-se uma experiência com o apoio da qual, ou em decorrência dela, se realiza algo depois. Quando se diz, por exemplo, que o magistrado decidiu a posteriori, é porque a decisão se apoiou na análise dos fatos e nas suas experiências anteriores.
locução adverbial Partindo do que é anterior; a partir de dados ou fundamentos anteriores: a priori, toda criança deve estar na escola. [Por Extensão] Que não depende da experiência, da prática: a priori, o remédio deve funcionar. [Por Extensão] Através de suposição: a priori, o projeto deverá ser entregue amanhã.