Em Ciência da Computação escopo é um contexto delimitante aos quais valores e expressões estão associados. Linguagens de programação têm diversos tipos de escopos. O tipo de escopo vai determinar quais tipos de entidades este pode conter e como estas são afetadas, em outras palavras, a sua semântica.
Escopo é a propriedade que determina onde uma variável pode ser utilizada como um identificador em um programa. Uma variável declarada em uma função é normalmente local; o contexto define o escopo.
qualquer sequência de letras, digitos, e '_', MAS DEVE COMEÇAR com uma letra ou com '_'. Por exemplo, hora_inicio, tempo, var1 são nomes de variáveis válidos, enquanto 3horas, total$ e azul-claro não são nomes válidos; Maiúsculas = Minúsculas; • Não são permitidos nomes ou palavras reservadas da linguagem.
Você pode declarar uma variável de três formas:
Uma variável pode ser classificada em dois tipos: Quantitativa: seus valores são dados em números (idade, peso, nº de filhos...) Qualitativa: seus valores não são numéricos, mas sim determinadas características (sexo, cor dos olhos, raça...)