EQST

O Que Transplantio?

O que é transplantio?

O transplantio consiste na operação de transferência de uma planta adulta de um local para outro, podendo tanto ser para outro local no solo quanto para um recipiente como vaso ou jardineira.

O que é a Rustificaçao das mudas?

As condições de luminosidade, umidade e irrigação das mudas no viveiro são muito diferentes daquelas encontradas no campo. Sendo assim, é necessário que as mudas passem por uma preparação para as condições adversas do local definitivo, esse processo se chama “Rustificação” ou “Aclimatação”.

São características desejáveis do local para a instalação do viveiro?

Escolha do local:

  • -Deve possuir boa localização no relevo: estar à meia encosta e não ter mais de 3% de inclinação;
  • -Também é importante que, na área, não haja plantas daninhas de difícil controle e que não façam sombra para as mudas.
  • Geralmente, 50% a 60% da área do viveiro destina-se à parte de produção.

O que é Viveiricultura?

A viveiricultura é uma área do agribussines nacional de grande crescimento, produzindo bilhões de plantas todos os anos. As atividades agrícolas de silvicultura, horticultura, floricultura, fruticultura, cafeicultura, recuperação de áreas degradadas, parques públicos e jardins demandam mudas continuamente.

Para que serve um viveiro de mudas?

1. Viveiro florestal É uma área destinada à produção de mudas florestais, permanecendo até o momento definitivo de ida ao campo. 2.

O que é o viveiro?

1. Recinto convenientemente preparado para nele conservar e reproduzir animais vivos ou plantas (ex.: viveiros de trutas).

Qual é a diferença entre um viveiro e uma estufa?

Basicamente as estufas são ambientes climatizados, com algumas características de viveiros (por ex., regas por gotejamento) mas em geral não servem para produção de mudas e sim para cultivos que necessitem de controle de temperatura, quantidade de luz e/ou ventos.

O que é uma estufa de plantas?

A estufa é uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor que vem do sol e mantê-lo condicionado em seu interior. A estufa de plantas, além de proteger a planta contra possíveis ameaças externas, mantém a temperatura interna controlada de acordo com a entrada de radiação solar.

Quais são as vantagens e desvantagens do cultivo protegido de hortaliças?

VANTAGENS Aumenta a produtividade da cultura; Possibilita o controle do ambiente, permitindo a produção de diversas culturas em diferentes regiões e épocas do ano; Diminue o ciclo da planta; Reduz o consumo de água, já que o sistema fechado reduz a evapotranspiração.

Qual é a temperatura de uma estufa?

A temperatura típica de uma estufa varia entre 10 e 20°C (50-68°F). Temperaturas muito altas reduzem o crescimento das plantas, fazendo com que elas murchem e morram; por outro lado, temperaturas muito baixas limitam o crescimento das plantas.

Como reduzir a temperatura de uma estufa?

A ventilação natural em estufas permite a renovação do ar no interior, levando o calor para fora e assim baixando a temperatura do ambiente. A utilização de telas anti-insetos (ou anti-afídeos) nas laterais da estufa é uma opção que proporciona aeração no ambiente, sem abrir espaço para a entrada de insetos.

Qual a altura ideal para uma estufa?

Esta deve ser de 10 metros e sua altura deve superar a parte superior da cumeeira da estufa em 1,5 metros. Outro fator de máxima importância é a água. Esta deve ser previamente analisada quanto à sua qualidade (físico-química e biológica) e mensurada quanto à sua disponibilidade.

Como fazer uma estufa no quintal?

Conheça alguns passos para construir uma estufa

  1. Escolha do lugar. Tendo como base que o principal elemento em uma estufa é a luz solar constante, é preciso observar antes de onde o sol vem e, orientar-se construindo uma estufa voltada para o norte. ...
  2. Escolha da estrutura. ...
  3. Escolha da cobertura.

Como funciona uma estufa de plantas?

Como funcionam as estufas agrícolas? ... O ar da estufa é aquecido pela radiação infravermelha formando correntes de convecção (massas de ar quente sobem e massas de ar frio descem). O calor que vem do sol aquece a massa de ar quente que sobe do teto da estufa, e não se perde porque ele é aprisionado.

Como as estufas ajudam no plantio de hortaliças?

Resposta. Resposta: as estufas funcionam retendo o calor dentro de um determinado ambiente o que possibilita o plantio de diversas hortaliças que necessitam de locais quentes e úmidos para se desenvolverem.

O que é preciso para fazer uma estufa?

Materiais Necessários

  1. Kit para estufa.
  2. Fita métrica.
  3. Vigas de madeira.
  4. Cascalho.
  5. Vidro.
  6. Fibra de vidro.
  7. Plástico de dupla-camada.
  8. PVC.

Qual o melhor tipo de tela de sombreamento para hortas?

Em média se usa telas de sombreamento 50% a 70% de densidade, que é um coeficiente que protege a planta sem deixar faltar luz. Nos períodos chuvosos a tela tem a função de minimizar impacto, evitando a erosão e a perda de mudas por excesso de água.

Qual a melhor tela de sombreamento?

PAPERPLAST

Qual a tela de sombreamento ideal para orquídeas?

A proteção varia conforme o local, por exemplo, a indicação do sombrite pode variar a uma proteção de 50 a 70%, ou mais. Para ser mais direta, gosta de menos luminosidade que as Cattleyas. Em um orquidário, você pode colocar as Cattleya em prateleiras mais altas e as Phalaenopsis nas mais baixas.

Qual o lugar adequado para orquídeas?

floresta tropical

Qual o melhor sombrite para plantas?

Sombrites de 30, 50, 70 e 80: Quais são as mais utilizadas? Esses tipos de telas sombrite são mais utilizadas no verão e podem ser aplicadas em estufas, para proteger as plantas do calor excessivo e luz solar direta. Já no inverno, a tela de sombreamento pode ser utilizada como proteção contra vento e poeira.

O que usar para cobrir Orquidario?

Falando ainda quanto aos materiais podemos citar como indispensável ao cultivo a tela de sombreamento(sombrite ou aluminet) que em geral se usa do 50% a 80% dependendo da região e altura do orquidário; o filme agrícola ou plástico agrícola, indispensável para fazer a proteção de chuva, e também ajuda na questão do ...

Como montar um orquidário?

Como montar um orquidário? – Passo a passo

  1. Instale em um muro do quintal prateleiras com mão francesa como suporte;
  2. Instale as prateleiras mantendo o espaço adequado entre as tábuas para o crescimento das orquídeas;
  3. Faça uma base para a cobertura;