A projeção cilíndrica refere-se à representação da superfície esférica da Terra em um plano utilizando como base um cilindro que envolve todo o globo. Nessa projeção as coordenadas geográficas (paralelos e meridianos) são representadas por linhas retas que se encontram em ângulos retos. Não pare agora...
Para ser feita, a representação emprega um sistema de projeções cartográficas baseadas em relações matemáticas e geométricas. Apesar dos problemas que todas apresentam, sem essas projeções seria impossível a reprodução plana do globo terrestre. As três projeções mais usadas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal.
As três projeções mais conhecidas são a cilíndrica, a cônica e a azimutal. Esta representação é obtida com a projeção da superfície terrestre, com os paralelos e os meridianos, sobre um cilindro em que o mapa será desenhado. ... O ponto forte da projeção de Mercator é a precisão nas distâncias, sendo usada até hoje.
Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
Projeções cartográficas são representações de uma superfície esférica em uma superfície plana. Existem diversos tipos de projeções, mas todas apresentam deformações. ... Essa construção se dá por meio de um sistema plano de paralelos e meridianos (representados por linhas), ou seja, as projeções cartográficas.
as projeções cartográficas
O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Pode-se dizer que todas as representações de superfícies curvas em um plano envolvem “extensões” ou “contrações”, que resultam em distorções ou “rasgos”.
Projeções cartográficas são formas de representar o planeta em um plano. Existem diferentes tipos de projeções pois há mais de um modo de representar o planeta Terra.
As projeções cartográficas Diferentes projeções cartográficas foram desenvolvidas para permitir a representação da esfericidade terrestre num plano (mapas e cartas), cada uma priorizando determinado aspecto da representação (dimensão, forma, etc.).
Gerhard Mercator
A seguir, são apresentadas as principais projeções cartográficas utilizadas na representação do espaço geográfico. As projeções de Mercator, Miller, Berhmann e Robinson são aplicadas à representação do mundo. Para representar o Brasil, utilizamos as projeções cilíndrica equatorial de Mercator e policônica.
Resposta. Resposta: A palavra cartografia foi introduzida pelo historiador português ManuelFrancisco Carvalhosa, 2º Visconde de Santarém, numa carta datada de 8 de dezembro de 1839 e endereçada ao historiador brasileiro Francisco Adolfo de Varnhagen.
Os elementos que compõem um mapa – fundamentais para a sua leitura – são: título, escala, legenda, orientação e projeção cartográfica.