As junções aderentes apresentam função, como o nome sugere, de ancoragem. Elas são semelhantes aos desmossomos, por apresentarem proteínas de adesão transmembrana da família das caderinas, entretanto, nesse caso, o citoesqueleto não está ancorado a filamentos intermediários, mas, sim, a microfilamentos de actina.
O desmossomo, também chamado de mácula de adesão, é uma junção que apresenta a função de ancoragem, permitindo, portanto, que uma célula fique aderida a outra. Ele apresenta-se como uma estrutura em forma de disco, que é observada em uma célula e na adjacente a ela.
A junção compacta ou zônula oclusiva é uma junção do tipo bloqueadora. Uma de suas funções é a obstrução do espaço extracelular, impedindo o trânsito de substâncias por entre as células em união. ... Isso permite à célula criar dois microambientes de membrana plasmática com composição distinta nos pólos apical e basal.
Especializações apicais
Existem três tipos de fibras elásticas: as fibras oxitalânicas, as fibras elaunínicas e as fibras elásticas maduras, sendo cada uma delas uma fase distinta da elastogénese (formação de fibras elásticas). As fibras oxitalânicas são as precursoras do fenómeno de elastogénese.
As fibras elásticas constituem o sistema elástico composto por fibras do tipo oxitalânica, elaunínica e elástica. As fibras oxitalânicas não têm elasticidade mas são altamente resistentes à tração, e as fibras elásticas (ricas em elastina) são capazes de se distender facilmente quando submetidas à tração.
Alimentos fontes de fibras