As arqueas (arqueobactérias) são organismos procariontes e diferenciam-se das bactérias principalmente pelo fato de suas paredes celulares não apresentarem peptidioglicanas. ... A maioria das arqueas são autotróficas quimiossintetizantes, enquanto as bactérias podem apresentar diversos tipos de vida.
As diferenças entre os reinos Arquea e Bacteria consistem no fato de que as primeiras não possuem peptideoglicanos na parede celular, conseguem produzir metano como resíduo do metabolismo e têm capacidade de sobreviver em ambientes extremos de vida, como crateras de vulcões e regiões extremamente salinas.
A maioria das arqueas são autotróficas quimiossintetizantes, enquanto as bactérias podem apresentar diversos tipos de vida. Essa característica permite que elas vivam em locais extremos, onde muitos outros organismos não sobreviveriam.
As bactérias saprófitas, assim como os fungos, conseguem alimento a partir da decomposição de matéria orgânica. São essas bactérias que, juntamente com fungos, atacam cadáveres de animais, plantas e outros tipos de matéria orgânica, decompondo-os.
Métodos: substâncias químicas (desinfetantes), radiação UV, água fervente ou vapor. ◦ ASSEPSIA: Procedimentos que visam evitar o retorno da contaminação a um objeto, superfície ou local. ◦ ANTI-SEPSSIA: Desinfecção de tecidos vivos, como pele e mucosas.