Ela refere-se, mais particularmente, a um processo de tratamento de desidroxilação de silicato de alumínio, que pode estar contido principalmente nas argilas, para lhe conferir ou aumentar sua reatividade tanto como aditivo ou como adição (de caráter pozolânico) nas matrizes de cimento, concreto ou outra.
Constituem mais de 90% da crosta terrestre e ocorrem tanto em minerais primários, herdados de rochas ígneas ou metamórficas, como em minerais secundários, formados pela intemperização dos produtos dos minerais primários. A unidade fundamental de formação de um mineral silicatado é o tetraedro de silício (SiO4).
Desse modo, os minerais primários são definidos como os minerais encontrados no solo, porém que não são formados no solo, uma vez que eles são cristalizados no magma. ... Alguns representantes dos minerais secundários incluem os minerais de argila: ilita, montmorillonita e caulinita.
Os argilominerais mais importantes encontrados nos solos são os do tipo 1:1 e 2:1. Os argilominerais 1:1 (grupo da caulinita) são formados pela superposição contínua de uma lâmina tetraédrica seguida de uma lâmina octaédrica [1]. Dentre os minerais 2:1 temos o grupo das esmectitas (montmorilonitas) e das micas.
Diferenças de capacidade de troca de cátions em dois tipos de solos. ... A mineralogia reflete o tipo de argila (2:1 ou 1:1), assim argilas com maior capacidade adsortivas (do tipo 2:1) retém mais moléculas de herbicidas na matriz do solo quando comparada com argilas mais intemperizadas (do tipo 1:1).
Formada pela alteração de rochas, como as que contêm feldspato, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens.
É um produto da alteração de rochas silicatadas, sendo uma mistura de vários minerais: caulinite, ilite e montemorilonite. As suas principais características são a sua coerência, a sua secura e o seu estado plástico quando entra em contacto com a água.
Como usar: Misture uma medida de argila preta à mesma medida de água ou soro fisiológico. Quando conseguir obter uma consistência bem cremosa, aplique na pele do rosto que deve estar higienizada e seca. Deixe agir por 30 minutos. Retire o produto com água corrente e finalize aplicando um hidratante com protetor solar.
Confira o passo a passo, passado pelo dermatologista, para você usar a argila em casa:
A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas. Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele.
A argila verde é recomendada para a pele oleosa, acneica e com manchas. Geralmente, a argila verde é indicada para peles oleosas, acneicas e mistas com manchas de espinhas - o ativo age como um esfoliante, ajuda no controle da oleosidade e na redução da inflamação da acne. O produto vai absorver o.