A pirâmide alimentar é uma divisão dos alimentos em grupos. A posição dos grupos na pirâmide indica a proporção que os alimentos devem ser consumidos para uma alimentação saudável. Na base da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em carboidratos, como pães, massas, cereais e arroz.
Na Pirâmide Alimentar, os alimentos são classificados em oito grupos, a saber:
Uma porção de manteiga, por exemplo, equivale a meia colher de sopa. Uma unidade de pão francês é uma porção, uma fatia média de queijo branco também, assim como uma xícara de chá de leite (de preferência, desnatado), uma concha de feijão e quatro colheres de sopa de arroz.
Como dividir as calorias consumidas diariamente entre os grupos alimentares? Olá, Segundo a Pirâmide alimentar, a alimentação deve ser composta por 4 a 6 refeições diárias, sendo 3 refeições principais (café da manhã, almoço, jantar) e até três lanches intermediários (lanche da manhã, lanche da tarde e ceia).
Pirâmide alimentar: conheça os 8 grupos de alimentos e monte dietas mais saudáveis
Carboidratos são os alimentos que mais fornecem calorias, consequentemente, os que mais fornecem energia ao corpo humano.
cereais: trigo, aveia;legumes e grãos: batata, feijão, favas, lentilhas, ervilhas, milho, soja;origem animal: atum, sardinha, salmão, ovo; frango, vaca, peru;laticínios: leite, iogurte, queijo. Todos oferecem calorias ao nosso corpo.
Exemplo de um esquema alimentar, que pode variar conforme o padrão alimentar do indivíduo: Café da manhã: 1 porção do grupo do arroz, 1 porção do grupo do leite e 1 porção do grupo das frutas (Exemplo: pão integral, café com leite, banana);
Principais alimentos fonte: carnes, ovos, leite e derivados, feijões, soja, leguminosas. Esse grupo inclui óleos e gorduras (fonte de lipídeos) e açúcares e doces (carboidratos), que devem ser consumidos em menor quantidade.
Os 5 passos para montar um cardápio saudável
Exemplos de alimentos construtores de origem vegetal:
Função construtora ou plástica se refere aos nutrientes que constituem a estrutura do nosso corpo. ... Dessa forma, consideramos que esses três nutrientes (proteínas, lipídios e água) desempenham função construtora no organismo.
A alternativa correta corresponde a letra B Aminoácidos. Podemos dizer que os aminoácidos são monômeros, logo é como se as proteínas fosse uma casa e os aminoácido fossem os tijolos, assim com uma quantidade pequena de aminoácidos é possível se fazer uma quantidade inimaginável de proteína.
O que são os alimentos construtores? Os alimentos construtores (representados pelas proteínas) são essenciais para todo o metabolismo. A função desse grupo alimentar é estrutural, sendo essencial para a formação, desenvolvimento e manutenção de todos os órgãos e tecidos do corpo.
A carne é o nutriente que dentre todos os citados, entrega mais proteínas para o organismo, é com a quebra das proteínas da dieta que o organismos consegue aminoácidos para construir as suas próprias proteínas, e basicamente todo o corpo dos animais é feito de proteína, ao menos a parte solida.
hidratos de carbono
Os alimentos reguladores fazem parte do segundo nível da pirâmide e devem ser consumidos em menor quantidade se relacionados aos energéticos, mas em grandes porções se comparados aos seus benefícios. Afinal, de uma forma geral são ricos em vitaminas A, B, C, D, E, K, fibras e sais minerais.
Os alimentos energéticos têm como função fornecer os carboidratos, gorduras e proteínas necessárias para o bom funcionamento do corpo e são ingeridos através da alimentação. ... Além disso, as proteínas além de fornecerem energia ao organismo também ajudam a construir os tecidos do corpo.
Carboidratos
Como o nome indica, a principal função dos nutrientes energéticos é fornecer energia necessária para o bom funcionamento do organismo. Isso é feito por meio dos carboidratos, proteínas e gorduras. Os carboidratos funcionam como combustível para o corpo, assim como as proteínas.