DESSA FORMA, OS ÓVULOS SÃO AGRUPADOS EM QUATRO TIPOS DISTINTOS: Isolécito (oligolécito, alécito ou homolécito) → óvulos com baixa quantidade de vitelo, dispersos homogeneamente no citoplasma da célula. - Tipo de segmentação: holoblástica igual. - Exemplo: equinidermos, espongiários, protocordados e mamíferos.
Tipos de Ovos
O vitelo é uma reserva de nutrientes existente nas células ovo dos animais para alimentar o embrião, enquanto o novo ser não conseguir alimentar-se sozinho.
Quanto à distribuição de vitelo, podemos classificar os tipos de ovos em alécitos, oligolécitos, mesolécitos, telolécitos e centrolécitos. Os ovos, ou zigotos, podem ser classificados utilizando como critério a quantidade e a forma de distribuição de vitelo nessas células.
Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto adere ao epitélio endometrial por ação de enzimas proteolíticas (metaloproteinases) e a implantação sempre ocorre do lado onde o embrioblasto está localizado. Logo, o trofoblasto começa a se diferenciar em duas camadas: - Citotrofoblasto: Camada interna de células.
Mesolécitos: Esses ovos, também chamados de heterolécitos, apresentam uma quantidade moderada de vitelo. Nesses ovos, há a maior concentração de vitelo na região chamada de polo vegetal. Anfíbios apresentam esse tipo de ovo.