Este livro pretende ser um mapeamento, um registro e um testemunho disso. A ciência da informação surgiu na década de 1960. Antes disso, contudo, alguns fatos aconteceram, que tiveram uma importância fundamen- tal para seu surgimento. Por um lado, porque criaram condições institucio- nais para seu surgimento.
Assim, a Ciência da Informação surge na década de 60, em decorrência, como coloca Saracevic (1996), principalmente, dos estudos a respeito da recuperação da informação (for- malmente, ela surge nos Estados Unidos, entre os anos de 1961 e 1962).
Ciência da informação é uma expressão que designa uma disciplina científica (como o próprio nome atesta) surgida há cinco décadas, inicialmente nos Estados Unidos, na Inglaterra e na União Soviética. Na época, falava-se de uma “explosão da informação” a partir do incremento das atividades científicas e tecnológicas.
A Ciência da informação é um campo interdisciplinar principalmente preocupado com a análise, coleta, classificação, manipulação, armazenamento, recuperação e disseminação da informação. Ou seja, esta ciência estuda a informação desde a sua gênese até o processo de transformação de dados em conhecimento.
Biblioteconomia é uma área interdisciplinar e multidisciplinar do conhecimento que estuda as práticas, perspectivas e as aplicações de métodos de representação, e gestão da informação e do conhecimento, em diferentes ambientes de informação, tais como bibliotecas, centros de documentação, e centros de pesquisa.
O bibliotecário domina técnicas de classificação, organização, conservação e divulgação do acervo de bibliotecas ou centros de documentação. Este graduado é responsável por organizar, conservar e divulgar acervos de bibliotecas e centros de documentação, cuidando da classificação de livros, papéis e arquivos digitais.
R$ 3.
O mercado de trabalho do bibliotecário está dividido em três grupos: o “mercado informacional tradicional” que abrange as bibliotecas públicas, universitárias, escolares, especializadas, centros culturais e arquivos; o “mercado informacional de tendências”, que compreende a atuação em centros de informação/documentação ...
Para trabalhar em uma biblioteca é praticamente obrigatório ter universidade ou ensino superior (a menos que seja um auxiliar). O grau em Biblioteconomia, disponível em algumas universidades públicas no Brasil e algumas universidades privadas, é a principal qualificação para o exercício das funções do bibliotecário.
Para trabalhar em uma biblioteca pública, seja ela federal, estadual ou municipal, também é obrigatório prestar concurso público. As provas se modificam a cada edital, claro, mas geralmente são pedidos conhecimentos em língua portuguesa, matemática, informática, além de legislação, conhecimentos gerais e específicos.
Já as áreas de trabalho são diversas: bibliotecas escolares, particulares, universitárias, em ONGs, institutos de pesquisa, indústrias, museus, bancos de imagens, arquivos, empresas de comunicação, bancos etc. Há possibilidade de migração para outras áreas usando a Biblioteconomia como base.
A biblioteconomia é uma área de formação de profissionais para atuar na organização, catalogação e divulgação de bibliotecas, acervos documentais e históricos, zelando por livros, revistas, arquivos, documentos, fotografias e outras obras.
Os objetivos da biblioteca escolar: Instigar e estimular nas crianças o hábito e o prazer de ler, aprender e usar bibliotecas durante toda a vida. Oferecer oportunidades para realizar experiências de criação e uso de informações, a fim de adquirir conhecimento, entender, desenvolver a imaginação e entreter.
Auxilia nos serviços de aquisição, classificação, organização, conservação e guarda de livros, revistas e jornais na biblioteca, utilizando regras de controle de entrada e saída. Atende e cadastra usuários e presta orientação.
A biblioteca precisa atrair os alunos, então, nada de criar um ambiente muito “sério”. Procure tons claros nas paredes e uma boa iluminação para auxiliar na concentração dos alunos. Manter as condições de higiene e segurança do local também é essencial para que o usuário se sinta bem recepcionado naquele ambiente.
O principal objetivo da biblioteca é apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico das escolas, além de valorizar a leitura literária em seu cotidiano e proporcionar condições para que o educador faça uso coletivo do texto escrito.
O principal objetivo da biblioteca infantil é despertar o gosto pela leitura, o espírito, a criatividade, o raciocínio lógico, proporcionar conhecimento, ampliar conceitos e visão de mundo, desenvolver valores, assim como melhor conhecer, promover e defender a Língua Portuguesa, estimulando a consciência da identidade ...
Em seu papel fomentadora do conhecimento, as Bibliotecas podem inserir em seu meio uma simples dona de casa à grandes pesquisadores dos diversos ramos dos saberes. O papel social das bibliotecas, além da disseminação da informação, é também, a inserção das comunidades em geral ao conhecimento e suas práticas.
A biblioteca escolar pode ser definida como um centro de recursos educativos que deve estar integrado ao processo de ensino-aprendizagem da escola. A ideia central deste recinto é desenvolver e fomentar a leitura e a informação dos alunos matriculados.
No Brasil, a maioria delas é organizada de acordo com o Sistema Decimal de Dewey. Criado pelo bibliotecário norte-americano Melvil Dewey em 1876, ele utiliza três dígitos principais para classificar o tema de cada livro. ... Os padrões Dewey e Cutter são universais, mas as bibliotecas os aplicam de maneira independente.
As bibliotecas tratam-se, principalmente, de um espaço de incentivo — em especial, no caso das crianças. Todavia, tais espaços nunca perdem a "magia" para quem cresce sabendo apreciar uma boa leitura. Sempre há o que ser explorado. Além disso, bem ali, ao alcance das mãos, estão as mais distintas possibilidades.
Para catalogar livros, por exemplo, é necessário que o bibliotecário registre os dados do título, autor(es), tradutor(es), número da edição, editor, local, data de publicação, número de páginas e ISBN da obra.
Acervo significa grande quantidade de algo, abundância. É uma palavra proveniente do termo latino acervus (coleção). ... O acervo bibliográfico é composto por livros e outros documentos armazenados em uma biblioteca. Um acervo documental agrupa todos os documentos referentes a uma questão específica.
Cada livro na biblioteca tem um único número de chamada, que diz onde o livro está localizado no acervo da biblioteca (é como se fosse o RG do livro, não há dois livros com a mesma localização). Os livros estão ordenados pelo número de classificação e dentro do assunto, por sobrenome do autor e por título.
Para gerar etiquetas, acesse Catalogação > Etiquetas e escolha Diárias ou Avulsas. Na opção Diárias, é possível gerar etiquetas para todos os exemplares inseridos em determinada data, por biblioteca, por tipo de material e por usuário (todos os usuários ou apenas o usuário atual).