EQST

Onde Descartado O Lixo Orgnico?

Onde é descartado o lixo orgânico?

Onde o lixo orgânico é descartado? A maior parte do lixo que produzimos vai parar nos aterros sanitários. O terreno desses aterros é impermeabilizado com o objetivo de impedir que o chorume chegue ao lençol freático e contamine os cursos d'água.

Como descartar resíduos?

Os resíduos comuns (aqueles que não estão contaminados e não oferecem grandes riscos) podem ser reciclados, na maioria das vezes. Assim, eles precisam ser levados a centros de reciclagem ou a postos de coleta seletiva. Por mais popular que seja, o processo de incineração não é sempre a melhor alternativa.

Como descartar os resíduos corretamente no ambiente?

Além de separar os recicláveis para a coleta seletiva, é preciso tomar cuidado com certos tipos de resíduos como os eletrônicos, entulhos e objetos cortantes. O descarte incorreto destes materiais pode gerar multa, prejudicar o meio ambiente e, no caso de objetos cortantes, ferir os profissionais de limpeza urbana.

Qual o descarte correto dos resíduos sólidos?

O aterro sanitário é o local adequado onde o lixo deve ser depositado e descartado. Em linhas gerais, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, apenas os resíduos sólidos que não podem ser reutilizados ou reciclados devem ser destinados ou dispostos nesses locais.

Quais são as normas ambientais para descarte de lixo eletrônico no Brasil?

- disposição final adequada e neutralização de seus componentes tecnológicos equiparados a lixo químico. §1° A destinação final do lixo eletrônico deve obedecer a legislação ambiental, de saúde e segurança pública, respeitando-se as instruções normativas dos órgãos públicos responsáveis.

Qual a destinação do lixo?

Na maioria das vezes, o destino do lixo são os lixões: grandes terrenos afastados dos centros urbanos, onde o lixo é depositado a céu aberto, sem uma pré-seleção de materiais recicláveis e orgânicos.

Quais são os problemas da destinação do lixo?

O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.

O que o Brasil faz com o lixo?

O mesmo relatório da Abrelpe revela que 59,5% (118,631 toneladas) do lixo produzido no país por dia acaba em aterros sanitários; 23% (45,830 toneladas) vão para os aterros controlados e 17,5% (34,850 toneladas) se destinam aos lixões – que devem ser extintos até 2021, de acordo com a Política Nacional de Resíduos ...

Qual a finalidade dada para o lixo?

Trata-se de separar o material jogado fora de modo a facilitar sua reciclagem, isto é, o seu reaproveitamento, que pode acontecer de diversas formas. Em geral, os programas de reciclagem separam o lixo, basicamente, de acordo com as seguintes categorias: orgânico, plástico, vidro, papel e latas.

O que é feito com o lixo eletrônico no Brasil?

Apesar do acúmulo de rejeitos ser expressivo, o que mais assusta é a forma como esses resíduos são tratados: apenas 3% do lixo eletrônico brasileiro é coletado para ser reciclado ou descartado de maneira adequada.

Por que o lixo eletrônico deve ser descartado de maneira diferente do lixo comum?

Além de não sofrerem decomposição naturalmente no ambiente, como acontece com os resíduos orgânicos, os resíduos eletrônicos descartados de maneira inadequada podem contaminar o solo e lençóis freáticos, pois possuem em sua composição metais pesados como Cádmio e Chumbo. Mas esses materiais podem ter outro destino.