Na antiga religião grega, Dionísio é considerado o deus dos ciclos vitais, festas, atividades relacionadas ao prazer material, insanidade, ritos religiosos, teatro e do vinho – pois tinha conhecimento no preparo e, principalmente, intoxicação. Além disso, tinha o poder de criar outras drogas poderosas.
Um desses casos é o do deus Baco (também conhecido como Dionísio na mitologia greco-romana). Não muito importante na hierarquia divina do Olimpo, Baco é conhecido como o deus do vinho, uma figura boêmia e festiva que se tornou o símbolo do hedonismo.
Dionísio
Dionísio (ou Dioniso) é o deus grego do vinho, das festas e um dos mais importantes deuses da mitologia grega. Além de ter os conhecimentos de preparação do vinho, ele possuía o poder de criar drogas poderosas. Dionísio é considerado também o deus grego da natureza, da fecundidade, da alegria e do teatro.
Mitologia. Apolo foi um dos mais importantes deuses da Grécia Antiga, sendo conhecido como deus do Sol, das artes, da música, da profecia, medicina etc. Era filho de Zeus com Leto e era conhecido por sua beleza e por ser um exímio arqueiro. Apolo também tocava lira e foi aquele quem matou a serpente Píton.
Hermes
Mensageiro dos deuses e muito venerado pelos gregos, Hermes é considerado um dos deuses mais irreverentes da mitologia grega. ... Como guardião da entrada do submundo, Hermes também é chamado de deus dos viajantes e protetor das estradas.
Dos principais deuses do Panteão somente Poseidon e Hades não moravam no Olimpo e sim no fundo dos oceanos e no mundo inferior, respectivamente. Zeus é o líder, por assim dizer, é ele quem cuida de todos e tem grande poder sobre a natureza e os raios.
Ele era aleijado e por causa da sua deficiência e feiúra foi rejeitado por sua mãe, Hera, e expulso do Olimpo. ... Por muito tempo, Hefestos arquitetou sua vingança contra a sua mãe, que o expulsara do Olimpo. Forjou, então, um belíssimo trono de ouro e o enviou a sua mãe.
Os Deuses do Olimpo, também chamado de Deuses Olímpicos, são os 12 deuses que formam o panteão grego. Todos viviam no topo do Monte Olimpo e por isso, recebem esse nome. Quanto a isso, podemos citar Hades, deus do submundo, que por vezes é incluído como deus do Olimpo. ...
Os deuses do Olimpo são: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dionísio. Eles viviam no monte Olimpo, o monte mais alto de toda Grécia. Ficavam no topo, acima das nuvens. A mitologia grega diz que o portão era de nuvens, inclusive.
(Mitologia) Grupo de deuses da mitologia grega que habitavam no Monte Olimpo (geralmente com inicial maiúscula); ... 2. (Mitologia) Local onde os deuses habitam (geralmente com inicial maiúscula);
Significado de Santuário substantivo masculino A parte secreta do templo judaico de Jerusalém. Parte da igreja onde está o altar-mor. Edifício consagrado às cerimônias de uma religião. ... [Figurado] Asilo sagrado e inviolável; sede de nobres sentimentos; o que há de mais íntimo: o santuário da sua alma.
A mitologia grega, portanto, estuda os mitos da Grécia; a mitologia egípcia, os mitos do Egito e assim por diante. Como curiosidade, assim como a mitologia, a Filosofia também teve origem na Grécia.
A Teologia é o estudo da existência de Deus, das questões relacionadas ao conhecimento de divindade e das tradições religiosas e seus contextos históricos. É um estudo científico da relação entre homem e religião, além do seu impacto na sociedade como um todo.
Características de um mito: